Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Considerações e duvidas sobre o jogo do PONG

Óla a todos, eu acabei de finalizar o meu projeto do jogo do pong e ainda estou com algumas duvidas, abaixo esta o link do meu projeto:

https://scratch.mit.edu/projects/560859346

A minha duvida primaria é sobre o posicionamento da raquete inimiga, pois na aula o professor utilizou a cordenada X = 239 y =0, porem quando utilizo essa cordenada em minha raquete inimiga a mesma fica grudada na parede do cenario

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

e o jeito que encontrei para deixar as raquetes em posições opostas iguais foi setar o X para 220, gostaria de saber se isso é algum bug do site ou algum erro meu, porem não acredito que seja erro de descentralização visto que eu ja verifiquei os atores e o cenario e todos estão centralizados.

Por conta de ter feito essa modificação no X da minha raquete, tive de alterar a variavel da pontuação do jogo, pois estava tendo muitos conflitos com a posição que o professor havia colocado em seu projeto

Deixando a variavel do X em -224 e X = 224, o meu jogo ficou muito mais fluido, porem ainda esta com alguns bugs como a bolinha acaba ficando presa em alguns momento embaixo da minha raquete e acabo marcando Ponto duplo quando a bolinha acaba batendo nas extremidades do mapa, agradeço se puderem me ajudar a corrigir essas falhas, e muito obrigado a quem parou para ler a esse Tópico feito por mim.

2 respostas
solução!

Olá Gabriel, como vai?

Seu jogo está muito bacana! Parabéns!

Essa questão da alteração dos valores de posicionamento e de pontuação não tem nada de errado no seu projeto. Quando o curso foi gravado o Scratch estava em outra versão e o tamanho da tela de jogo era um pouquinho maior, por isso hoje quando a gente tenta colocar os mesmo valores pode ficar muito agarrado na borda.

Mas a sua solução foi perfeita, fazer a personalização e adaptar os valores ao seu projeto. Isso é muito bacana pois, além de você ter um projeto mais personalizado, ainda te ajuda a fixar os conhecimentos e saber pra que serve cada coisa.

Pra corrigir esses bugs que ainda estão acontecendo vamos precisar fazer algumas alterações, vou te mostrar o que alterar.

1 - Ajuste no formato da bolinha

Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:

• Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.

Indicação de como apagar a bolinha

• Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.

Indicação do ícone de desenho de círculo

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Para melhorar o problema da bolinha ficar agarrada na raquete você pode diminuir a distância entre as raquetes e a borda da tela, isso fará com que minimize a chance da bolinha agarrar nas raquetes deixando seu jogo mais fluido. Ficaria assim:

Raquete

Código com o posicionamento de x da raquete em -229

RaqueteBOT

Código com o posicionamento de x da raqueteBOT em 229

Aqui eu coloquei os valores de -229 e 229 pois fui testando e verifiquei que nesses valores a bolinha não agarrava mais, mas você pode alterar e personalizar esses valores se quiser, é só ir alterando e testando como o jogo vai se comportar.

3 - Ajustando a contagem de pontos

Mesmo com essas alterações ainda pode acontecer de a bolinha passar por trás da raquete em algum momento e isso vai fazer com que conte vários pontos. Pra resolver isso basta inserir o controle de espere 1 seg nos blocos de código de contagem de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere 1 segundo antes de contar um novo ponto, resolvendo o problema de contagem de pontos múltipla. Ficaria assim:

Indicação de inclusão de temporizador no código

Pronto, fazendo essas alterações vai melhorar o funcionamento do seu jogo e vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me fala se deu certo.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Mandou bem mano parabéns, se quiser dar uma olhada no meu, segue o link ae, qlq sujestão tamo aberto a crítica!

https://scratch.mit.edu/projects/561407418/