Olá Gabriel, como vai?
Seu jogo está muito bacana! Parabéns!
Essa questão da alteração dos valores de posicionamento e de pontuação não tem nada de errado no seu projeto. Quando o curso foi gravado o Scratch estava em outra versão e o tamanho da tela de jogo era um pouquinho maior, por isso hoje quando a gente tenta colocar os mesmo valores pode ficar muito agarrado na borda.
Mas a sua solução foi perfeita, fazer a personalização e adaptar os valores ao seu projeto. Isso é muito bacana pois, além de você ter um projeto mais personalizado, ainda te ajuda a fixar os conhecimentos e saber pra que serve cada coisa.
Pra corrigir esses bugs que ainda estão acontecendo vamos precisar fazer algumas alterações, vou te mostrar o que alterar.
1 - Ajuste no formato da bolinha
Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:
- Primeiro selecione o ator Bolinha, vá na aba Fantasias, selecione o desenho da bolinha e depois clique em Apagar.
- Para criar uma nova bolinha é só clicar no ícone de círculo e para que ela fique no formato redondo é só ficar apertando a tecla shift do teclado ao mesmo tempo que desenha, e pronto, já temos a bolinha com formato corrigido.
2 - Ajustando o posicionamento das raquetes
Para melhorar o problema da bolinha ficar agarrada na raquete você pode diminuir a distância entre as raquetes e a borda da tela, isso fará com que minimize a chance da bolinha agarrar nas raquetes deixando seu jogo mais fluido. Ficaria assim:
Raquete
RaqueteBOT
Aqui eu coloquei os valores de -229
e 229
pois fui testando e verifiquei que nesses valores a bolinha não agarrava mais, mas você pode alterar e personalizar esses valores se quiser, é só ir alterando e testando como o jogo vai se comportar.
3 - Ajustando a contagem de pontos
Mesmo com essas alterações ainda pode acontecer de a bolinha passar por trás da raquete em algum momento e isso vai fazer com que conte vários pontos. Pra resolver isso basta inserir o controle de espere 1 seg
nos blocos de código de contagem de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere 1 segundo antes de contar um novo ponto, resolvendo o problema de contagem de pontos múltipla. Ficaria assim:
Pronto, fazendo essas alterações vai melhorar o funcionamento do seu jogo e vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me fala se deu certo.
Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)
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