1
resposta

Connection refused

Eu criei uma api para testar no meu cluster, configurei ela pra escutar na porta 5001 e depois criei o servico para tambem ouvir na porta 5001 mas quando eu tento executar o curl e retorno eh de connection refused, onde estou errando? Arquivo do Servico apiVersion: v1 kind: Service metadata: name: svc-primeiro-pod spec: type: ClusterIP selector: app: minha-api-pod ports:

- port: 5001

Arquivo do POD apiVersion: v1 kind: Pod metadata: name: primeiro-pod-declarativo labels: app: minha-api-pod

spec: containers:

- name: meu-programa
  image: diegogs86/api-docker6:1.1
  ports:
    - containerPort: 5001
1 resposta

Olá Diego.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Pelo que entendi, você está enfrentando um problema de "Connection refused" ao tentar acessar sua API no cluster Kubernetes.

Ao analisar seus arquivos de serviço e pod, parece que você configurou corretamente a porta 5001 tanto no serviço quanto no pod. No entanto, o erro de "Connection refused" geralmente ocorre quando não há um processo em execução na porta especificada.

Aqui estão algumas coisas que você pode verificar para solucionar o problema:

  1. Verifique se o contêiner da sua API está realmente ouvindo na porta 5001. Você pode fazer isso executando o comando kubectl exec -it primeiro-pod-declarativo -- curl localhost:5001 dentro do seu cluster. Isso executará o comando curl dentro do pod e tentará acessar a API na porta 5001. Se você receber uma resposta, significa que o contêiner está ouvindo corretamente na porta.

  2. Verifique se o contêiner da sua API está sendo executado corretamente. Você pode usar o comando kubectl describe pod primeiro-pod-declarativo para verificar se há algum erro ou problema relacionado ao contêiner.

  3. Verifique se o serviço está corretamente associado ao pod. Você pode executar o comando kubectl get services para listar todos os serviços no cluster e verificar se o serviço "svc-primeiro-pod" está listado e se o endereço IP está correto.

  4. Verifique se há algum firewall ou política de rede que esteja bloqueando a comunicação na porta 5001. Isso pode estar acontecendo no nível do cluster ou em algum nó específico do cluster. Verifique as configurações de rede do seu ambiente.

Espero que essas sugestões ajudem a solucionar o problema de "Connection refused" que você está enfrentando. Se você tiver mais informações ou detalhes sobre o ambiente em que está executando o Kubernetes, posso tentar ajudar ainda mais.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software