Boa Noite!
Alguém pode me ajudar não estou conseguindo dar sequencia no curso de devops, pois aparece a mensagem abaixo
ssh: connect to host 192.168.1.5 port 22: Connection refused no cmd. Já realizei alguns procedimentos e nada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa Noite!
Alguém pode me ajudar não estou conseguindo dar sequencia no curso de devops, pois aparece a mensagem abaixo
ssh: connect to host 192.168.1.5 port 22: Connection refused no cmd. Já realizei alguns procedimentos e nada.
Olá Alex! Tudo bem?
Esse erro "Connection refused" geralmente indica que o serviço SSH não está rodando no host de destino ou que há um bloqueio na conexão. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver o problema:
Verificar se o SSH está ativo no servidor:
sudo systemctl status ssh ou sudo service ssh status.Verificar o firewall:
sudo ufw status no Linux para verificar as regras do firewall.Confirmar o endereço IP:
ping 192.168.1.5 para verificar a conectividade básica.Reiniciar o serviço SSH:
sudo systemctl restart ssh ou sudo service ssh restart.Espero ter ajudado e bons estudos!
Verificar se o SSH está ativo no servidor:
Acesse o servidor diretamente (se possível) e verifique se o serviço SSH está rodando. No Linux, você pode usar o comando sudo systemctl status ssh ou sudo service ssh status.
Verificar o firewall:

Certifique-se de que o firewall do servidor está permitindo conexões na porta 22. Você pode usar sudo ufw status no Linux para verificar as regras do firewall.
Confirmar o endereço IP:
Verifique se o endereço IP 192.168.1.5 está correto e se o servidor está acessível na rede. Você pode usar ping 192.168.1.5 para verificar a conectividade básica.
Reiniciar o serviço SSH:
Tente reiniciar o serviço SSH no servidor com sudo systemctl restart ssh ou sudo service ssh restart.
Consegui aqui , Obrigado!