2
respostas

connect ECONNREFUSED 127.0.0.1:5432

Estou com esse erro connect ECONNREFUSED 127.0.0.1:5432, e em todos os lugares fala que tem relação com o postgreSQL.. mas em nenhum momento eu vi o professor falar do postgre ou instalar o postgre.. pq não colocou na configuração de ambiente???

2 respostas

Eu instalei o postgreSQL, mas estou tendo problema de autenticação, já que ele cria automaticamente o user Postgres. Ainda estou pesquisando como configurar, só pra te adiantar que ao instalar, tem mais esse problema. Talvez essa aula requer preparação de ambiente, mas não encontrei isso em lugar nenhum ali, estou tendo que pesquisar por fora.

Eu também tive esse problema de autenticação, para entrar diretamente no Postgre não precisa de senha mas para realizar leitura/escrita no banco de dados pelo ORM precisava de senha.

Eu resolvi isso entrando no usuário postgres (o usuário padrão que vem quando se instala o Postgre) com o comando sudo -u postgres psql e depois o comando ALTER USER postgres PASSWORD '123456'; (ponto e vírgula faz parte do código, sem esse ponto e vírgula a query não funciona) para ter uma senha de acordo com o que tá na config do projeto do curso. Se a senha foi alterada com sucesso vai aparecer a mensagem "ALTER ROLE".

Provavelmente vcs não tem o banco de dados ainda então é preciso criar usando o próprio Sequelize com o comando npx sequelize-cli db:create e rodar a migration que já tá no arquivo do projeto do curso com o comando npx sequelize-cli db:migrate. Com esses 2 comandos será criado o database com o mesmo nome que está configurado em api/config/config.json.

Se acessarem o localhost:3000/produtos vão ver uma página que espera receber valores em json mas não terá nada pois provavelmente vcs (nem eu) cadastramos nenhum produto, só que pelo menos não tem mais nenhum erro no terminal (pelo menos eu espero que não né).

Acho que a partir disso dá pra continuar com o curso.