Oi Samia eu de novo!
"Talvez a pergunta seja rasa tendo em vista que o MVP entendo ser o resultado final do processo de construção de algo ou estou equivocada? Minha dúvida é, o processo no qual se adquire este conhecimento, que exige "menos esforço" também significa MVP ou preciso ressignificar minha compreensão e considerar que todo conhecimento adquirido no processo de desenvolvimento do produto também pode ser considerado MVP?"
MVP = Produto mínimo viável
O MVP não representa o final do processo, mas o começo dele! É a fase onde você poderá experimentar e testar com seus possíveis clientes se a solução para o problema pensado é interessante e tem acolhimento para ser desenvolvida.
O aprendizado vem muito dessa etapa, é normal você identificar um problema e então quando expões sua solução, ela não é aceita ou não atende os clientes potencias que imaginou, então nestes casos, o problema ainda está lá, e a dica que te dou é: Recolha os feedbacks e pense em como aplicar numa nova solução.
Essa é a melhor parte, você testa, muda, aplica, e refaz o processo aprendendo diretamente com a fonte que está passando pelo problema, que são os melhores ouvintes e te entregarão a solução para o problema identificado.
Independente do MVP você sempre estará aprendendo em cada parte do processo de criação da STARTUP e fazendo as alterações necessárias para que a sua solução resolva aquele problema da melhor forma possível.
Obrigado pela sua participação aqui no fórum! Bons estudos!