2
respostas

Conhecimento adquirido e validado ou produto viável (resultado do processo de construção)

Talvez a pergunta seja rasa tendo em vista que o MVP entendo ser o resultado final do processo de construção de algo ou estou equivocada? Minha dúvida é, o processo no qual se adquire este conhecimento, que exige "menos esforço" também significa MVP ou preciso ressignificar minha compreensão e considerar que todo conhecimento adquirido no processo de desenvolvimento do produto também pode ser considerado MVP?

2 respostas

Samia, tudo bom?

Não é uma pergunta rasa não, é uma pergunta muito boa..rs..

O processo de aprendizagem está dentro do ciclo do MVP e não exatamente no MVP em si. Quando pensamos no MVP pensamos na entrega, naquilo que é tangível. Quando aprendemos algo sobre o produto isso vai para o ciclo para melhorarmos aquilo, apesar de certa forma o conhecimento ser agregado ao produto não podemos dizer que ele é o produto ou o MVP.

Mas (lá vem!) existem casos que apesar de existir um MVP ele não é o objetivo em si. Alguns produtos são construídos pensando que o conhecimento adquirido será mais importante e tido como real produto pela estratégia da empresa. O Uber dizem ser isso, a ideia deles não é ter um aplicativo para compartilhamento de caronas, mas sim aprender com os motoristas como dirigir para que futuramente possam aplicar isso em carros autônomos.

Oi Samia eu de novo!

"Talvez a pergunta seja rasa tendo em vista que o MVP entendo ser o resultado final do processo de construção de algo ou estou equivocada? Minha dúvida é, o processo no qual se adquire este conhecimento, que exige "menos esforço" também significa MVP ou preciso ressignificar minha compreensão e considerar que todo conhecimento adquirido no processo de desenvolvimento do produto também pode ser considerado MVP?"

MVP = Produto mínimo viável O MVP não representa o final do processo, mas o começo dele! É a fase onde você poderá experimentar e testar com seus possíveis clientes se a solução para o problema pensado é interessante e tem acolhimento para ser desenvolvida.

O aprendizado vem muito dessa etapa, é normal você identificar um problema e então quando expões sua solução, ela não é aceita ou não atende os clientes potencias que imaginou, então nestes casos, o problema ainda está lá, e a dica que te dou é: Recolha os feedbacks e pense em como aplicar numa nova solução.

Essa é a melhor parte, você testa, muda, aplica, e refaz o processo aprendendo diretamente com a fonte que está passando pelo problema, que são os melhores ouvintes e te entregarão a solução para o problema identificado.

Independente do MVP você sempre estará aprendendo em cada parte do processo de criação da STARTUP e fazendo as alterações necessárias para que a sua solução resolva aquele problema da melhor forma possível.

Obrigado pela sua participação aqui no fórum! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software