Criar e entender a experiência do usuário exige conhecimento de aspectos do usuário que permita que a experiência final seja o mais satisfatório possível. Neste sentido é fundamental se fazer algumas perguntas sobre este usuário, que estão ligadas a fatores demográficos, comportamentais e psicológicos:
- O que ele quer? Quais são seus objetivos de vida? Seus sonhos?
- Quais necessidades e dificuldades ele possui? Será que de fato conseguirei resolver ou amenizar suas dores?
- Quem é ele? Sua idade e onde mora?.
- O que ele faz e gosta de fazer?
- Com quem ele se relaciona? Quem são os seus amigos?
- Quais são seus hobbies?
- Qual será o seu estado emocional no momento que ele interagir com sua marca ou precisará do seu produto/serviço?
Tais perguntas vão auxiliar no conhecimento do usuário, no entanto esta ação de perguntar deve ser constante, pois cada usuário tem sua particularidade, segmentar ajudará a definir alguns padrões de comportamento, mas não todos, o que exige a observação constante do usuário.