1
resposta

Congelamento na instalação

Sempre que chego no momento da instalação, ele congela. Tentei algumas vezes e sempre congela nesse ponto, não sei se só tenho que esperar porque seria normal demorar, mas já ta assim uma meia hora, e não vejo no log algo que me ajude. Não sei se de repente não é algo relacionado à capacidade do meu notebook, aí seria caso de abaixar algumas configurações na hora de criar a virtual machine (menos memória base, menos espaço pro disco rígido virtual e tal.. já to usando 1 cpu apenas também), vou deixar aqui as configurações do meu notebook.

especificações do meu notebook

1 resposta

Olá, Alexandra.

Tudo bem?

Para tentar resolver tenta fazer essas verificações:

  1. Requisitos Mínimos: Pelas especificações que você forneceu, parece que seu notebook tem um processador Intel Core i7 e 8 GB de RAM, o que deve ser suficiente.

  2. Configurações da Máquina Virtual:

    • Memória RAM: Tente alocar 2 GB (2048 MB) de RAM para a máquina virtual. Isso deve ser suficiente para rodar o Ubuntu sem comprometer muito o desempenho do seu sistema host.
    • Processador: Utilize 1 CPU, como você já está fazendo.
    • Disco Rígido Virtual: 25 GB deve ser suficiente, mas certifique-se de que você tem espaço livre suficiente no seu disco rígido físico.
  3. Desabilitar Recursos Adicionais:

    • Tente desabilitar recursos como aceleração 3D na configuração da máquina virtual. Isso pode ajudar a reduzir a carga no seu sistema.
  4. Versão da VirtualBox e Extensões:

    • Certifique-se de que está utilizando a versão mais recente da VirtualBox e instale o "Extension Pack" correspondente, disponível na página de downloads da VirtualBox.
  5. Modo de Execução:

    • Tente executar a VirtualBox como administrador (clique com o botão direito no ícone da VirtualBox e selecione "Executar como administrador").
  6. Configurações de BIOS:

    • Verifique se a virtualização está habilitada na BIOS do seu notebook. Normalmente, esta opção pode ser encontrada nas configurações avançadas da BIOS.
  7. Ajustes no Ubuntu:

    • Durante a instalação do Ubuntu, escolha a opção de "Instalação mínima" e desmarque a opção de baixar atualizações durante a instalação. Isso pode acelerar o processo e evitar possíveis travamentos.

Esses passos podem ajudar a concluir a instalação.

Espero ter ajudado e bons estudos!