Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Confuso com a aula da Juliana

No começo dessa aula, Juliana diz: -[00:00] Agora que já criamos mentalmente um outro algoritmo, uma outra forma de ordenar, ordenamos a nossa estante de livros por ordem alfabética, vamos dar uma olhada em como ficaria esse tipo de ordenação passado para o JavaScript, porque ele é um pouco diferente do que fizemos anteriormente.

Como na aula passada, havíamos ordenado o array de livros por preço (do menor para o maior). Nessa aula, pelo que eu entendi, seria feita a ordenação ou inserção por titulo (ordem alfabética de A ate Z).

Porém, no decorrer da aula (vídeo), foi realizado o algoritmo de ordenação de livros por preço de novo, com um método diferente, mas com o mesmo resultado da aula anterior.

Ainda no final da aula ela diz assim:

-[12:37] PHP, preco: 15, Python, preco: 20, JavaScript, preco: 25, Java, preco: 30, Go, preco: 45, Elixir, preco: 50. Agora tudo funciona certo. O que nós fizemos aqui?

-[12:50] Pegamos os passos que nós pensamos no algoritmo quando fizemos a ordenação por ordem alfabética e vimos que é diferente da ordenação anterior, e só passamos para o JavaScript, por uma forma que conseguimos fazer com que o código execute para nós.

No caso, a ordenação por ordem alfabética ficou mesmo só no mentalmente, pois no código foi realizada a ordenação por preço.

Desculpe se eu estiver, mas gostaria de tirar realmente essa dúvida que fiquei.

Obs.: Quero deixar claro que adoro as aulas da Juliana Amoasei, acho ela uma ótima instrutora, domina o assunto que explica, e tem muito carisma nos vídeos.

2 respostas

Oi, Jeffyter!

Sim, a intenção do vídeo anterior (aquele onde fazemos o "modelo mental") era trazer a ideia do algoritmo um pouco mais pra perto do nosso dia-a-dia, simulando a organização de uma prateleira física com livros físicos, já que normalmente nesse caso a organização é feita por ordem alfabética, seja de título ou autoria.

Depois, no vídeo seguinte, a ideia era aproveitar a lógica desenvolvida nessa simulação, de "abrir um espaço" em uma prateleira para inserir um novo elemento, para desenvolver o algoritmo - aí voltamos para a ordenação por preço como já vínhamos fazendo no restante do curso.

Agora que você observou, realmente essa dúvida é super justificada. Quando a gente está imersa no conteúdo às vezes um detalhe de explicação acaba escapando... Espero que isso não tenha prejudicado o seu aproveitamento do curso, mas qualquer outra dúvida que tenha é só alertar por aqui.

Bons estudos! ;)

solução!

Oi, Juliana.

Que isso, não atrapalhou o andamento do curso não, foi uma confusão mais por observação mesmo. Eu agradeço ter respondido. No treinamento substitui o .preco por .titulo nesse exercício. Ae ficou a primeira ordenação por preço e a segunda por titulo, pra poder comparar o código e jeito de usar selection Sort e insertion Sort.

Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software