1
resposta

Confusão de Papeis do Scrum Master e Product Owner

Foi sugerido que o PO esteja na reunião para poder tomar ações, alterando o plano de ação. Mas esse não é o papel do Scrum Master? Não é ele o responsável por ter o Scrum sendo executado adequadamente e garantir a completude (ou o maior valor entregue) do sprint? Ou seja, o Product Owner seria o responsável pelas funcionalidades e possivelmente um roadmap de futuras histórias/requisitos, mas quem irá fazer o sprint ser realizado adequadamente seria o Scrum Master.

1 resposta

Franco, tudo bom?

Segundo o Scrum Guide na Daily apenas o Development Team tem presença obrigatória. O Scrum Master só precisa garantir que a cerimônia aconteça e que o timebox seja seguido. Quem garante a meta da Sprint e as entregas é o Scrum Team, como um todo e não apenas um dos papéis. Assim como o PO não deve interferir, o Scrum Master também não. No caso de mudanças a equipe de desenvolvimento (Development Team) deve chamar o PO e com ele renegociar as histórias. Inclusive isso é questão da prova da Scrum.org. O que fazer quando a equipe verifica problemas com a meta da Sprint, a resposta é a que dei acima.

Dessa conversa, que não é a Daily Scrum, o PO pode sair dali e tomar algumas ações. Afinal, ele vai ter que negociar com o cliente, se necessário, as mudanças que foram feitas pela equipe. O PO é responsável por gerar o maior valor possível com o trabalho da equipe de desenvolvimento. Com isso ele é responsável pelo backlog do produto e sua organização.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software