Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Confusão com termos

Andei lendo sobre alguns termos que ouvi, juntamente com os conteúdos das aulas e Podcasts, estou tentando (montar para mim mesma) um manual para consulta de ux (se é que isto é possível rsrs )... Mas são tantos termos que acabo me confundindo.

Por exemplo, uma Design Sprint, sei que é é um processo de cinco dias para responder a perguntas críticas de negócios por meio de design, prototipagem e teste de ideias com usuários. Estudei um pouco sobre isto e nos cursos aprendemos diversas estratégias que podem aplicadas nesses dias (ou no processo criativo individual do ux design) , embora não tenha sido especificado esse termo eu vejo como isso se conecta. A minha duvida é existe o termo Design Thinking... para mim parece muito com o design sprint, porem sem esse "gamestorming " de 5 dias... Mas ele possui 5 etapas também.

Meio que o design sprint seria em grupo e o design thinking seria um processo de criação parecido porém individual?

obs: desculpa se a pergunta ficou confusa espero que tenham entendido.

3 respostas
solução!

Oi Taina,

Vamos lá! :)

Design Sprint é o nome que a Google Ventures deu para uma sprint (período pré-determinado de trabalho) focada em validação de ideia. Nesses 5 dias a ideia é passar pelas etapas para que no fim ganhemos mais experiência com o usuário, o entendendo melhor, validarmos uma ideia, testarmos, etc. Exatamente isso que você falou!

O Design Thinking vejo um pouco mais voltado para serviços, mas é basicamente uma metodologia que visa conceber uma solução para um problema, problema esse que precisa ser destrinchado e entendido desde o início.

Essa thread aqui pode te ajudar a refletir e pensar em como você enxerga toda essa sopa de letrinhas e buzzwords.

O DT não vejo como um processo, mas algo mais puxado para uma metodologia, um mindtset também, assim como UX.

Design Sprint aí sim é um processinho com começo, meio e fim. Comentei um pouco sobre a minha visão sobre isso aqui nesse outro tópico.

Abcs!

obs: não tem o quê desculpar não, relaxa! :)

Obrigada Natan,

Ficou bem mais claro sim... É quele tipo de pergunta que gera outras mil rs

Seria mais parecido com UX na verdade né, duas metodologias, que se assemelham mas que de certa forma são usadas em processos diferentes. (Entendi certo?) As coisas são subjetivas e acabam confundindo mas creio que entendi.

Obrigada pela explicação.

Abç!

É isso mesmo!

Precisando só criar outros tópicos que a comunidade Alura ajuda! :)

Abcs e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software