0
respostas

Confusão com o termo fortemente tipada.

Já ví o termo fortemente tipado sendo usado de varias maneiras diferentes, algumas vezes como que foi dito na aula, mas muitas vezes também definido como linguagens que fazem checagem de tipo, que seria por exemplo em uma linguagem fracamente tipada o seguinte codigo funciona '4'/2(dividir uma string por um tipo numerico desde que a string seja um numero), mas em uma fortemente tipada ele retorna um erro, claro esse comportamento tem que se extender por todo ou a maior parte do sistema de tipos, ou seja não aceitar muitas conversões implicitas. Nessa definição mesmo linguagens em que as variaveis podem mudar de tipo sem serem criadas novamente, os valores devem ser explicitamente convertidos antes da realização das operações. Ruby é um exemplo, os tipos de varivaeis são dinamicos mas se você tenta somar uma string e um numero ela te retorna um erro, ja que não há conversão implicita de string para inteiro.

fontes:

https://digitalinnovation.one/artigos/o-que-sao-tipagem-dinamica-estatica-fraca-e-forte

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_tipada

https://projetos.dimap.ufrn.br/madiel_ppgsc_ufrn_br/circusrefine/raw/8d0dc533fd5d45593e7631a3f8891ecfc1e5906d/circus/documents/papers/Material/dissertation-manuela.pdf (pagina 4 da dissertação), (pagina 26 do arquivo PDF).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_tipada

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software