Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Confirmando boas práticas.

Olá, estou começando agora e estou tentando focar em manter algo o mais dentro das boas práticas da programação possível, levando em conta que nunca estudei programação, isso está sendo um desafio, alguém poderia me dizer se esse código está bom? Legível e dentro das boas práticas. Por favor.

print('Olá, bem vindo(a) ao jogo "Plano cartesiano", onde a pergunta a ser respondida é: qual quadrante?')

coordenada_X = int(input('me dê um valor para o ponto X:\n'))

coordenada_Y = int(input('me dê um valor apr ao ponto Y\n'))

if coordenada_X > 0 and coordenada_Y > 0: print('O seu ponto está localizado no: Primeiro quadrante\n')

elif coordenada_X < 0 and coordenada_Y > 0: print('O seu ponto está localizado no: Segundo quadrante\n')

elif coordenada_X < 0 and coordenada_Y < 0: print('O seu ponto está localizado no: Terceiro quadrante\n')

else: print('O seu ponto está localizado no: Eixo ou na Origem')

1 resposta
solução!

Oii Leonardo, tudo bem?

Parabéns por se dedicar a aprender programação e já estar preocupado com as boas práticas! Isso é realmente importante para desenvolver um código limpo e de fácil manutenção. Vamos analisar o seu código:

  1. Nomenclatura de Variáveis: Você utilizou nomes de variáveis que descrevem o que elas armazenam (coordenada_X e coordenada_Y), o que é uma boa prática. No entanto, em Python, é comum usar snake_case para nomes de variáveis. Assim, coordenada_X e coordenada_Y poderiam ser coordenada_x e coordenada_y.

  2. Entradas do Usuário: Você fez um bom trabalho solicitando as entradas do usuário e convertendo para inteiro. Mas, poderia melhorar a legibilidade adicionando um espaço após os dois pontos nos prompts de entrada, para ficar assim: input('me dê um valor para o ponto X:\n ').

  3. Estruturas Condicionais: Sua lógica está correta e bem estruturada. Você cobriu os casos necessários de acordo com as regras dos quadrantes. Uma sugestão seria adicionar o caso para o quarto quadrante. Além disso, para o caso do ponto estar no eixo ou na origem, você poderia ser mais específico, verificando se coordenada_x == 0 ou coordenada_y == 0 para pontos nos eixos, e ambos para a origem.

  4. Mensagens ao Usuário: As mensagens estão claras. No entanto, a consistência é importante. Você usou "me dê um valor apr ao ponto Y", onde "apr" parece ser um erro de digitação. Deveria ser "me dê um valor para o ponto Y".

Ficando assim:

print('Olá, bem vindo(a) ao jogo "Plano Cartesiano", onde a pergunta a ser respondida é: qual quadrante?')

coordenada_x = int(input('Me dê um valor para o ponto X:\n '))
coordenada_y = int(input('Me dê um valor para o ponto Y:\n '))

if coordenada_x > 0 and coordenada_y > 0:
    print('O seu ponto está localizado no: Primeiro quadrante\n')
elif coordenada_x < 0 and coordenada_y > 0:
    print('O seu ponto está localizado no: Segundo quadrante\n')
elif coordenada_x < 0 and coordenada_y < 0:
    print('O seu ponto está localizado no: Terceiro quadrante\n')
elif coordenada_x > 0 and coordenada_y < 0:
    print('O seu ponto está localizado no: Quarto quadrante\n')
else:
    print('O seu ponto está localizado no: Eixo ou na Origem')

Continue praticando e revisando seu código, isso vai ajudar muito no seu aprendizado.

Um abraço e bons estudos.