Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Configurar programas para serem abertos no terminal

Fala galera, blz? Gostaria de saber como configuro meus programas no Ubuntu para serem abertos no terminal, assim como por padrão conseguimos abrir o firefox e o gedit apenas digitando o nome deles no terminal. Obrigado!

3 respostas

Olá é só colocar o caminho do programa lá na variável path no .bashrc.

solução!

Oi Nfrugeri, esse é o comportamento padrão quando você instala um programa.

De toda forma, se você quiser fazer isso com programas que não são exatamente instalados, dá pra criar um alias: um novo comando de terminal que chamar um determinado caminho.

Por exemplo:

Se eu baixar o SublimeText e descompactá-lo, vou ter a seguinte estrutura de arquivos:

pasta sublime
    ↳ outras pastas (Icon, lib, Pristine Package)
    ↳ uns arquivos "normais"
    ↳ executável sublime_text

Se eu quiser que, ao chamar sublime no terminal, ele rode esse executável, você pode adicionar um novo alias no seu .bashrc:

Abra um novo terminal e liste todos os arquivos, inclusive ocultos:

> ls -la

Ele vai mostrar a existência de um arquivo .bashrc. Abra ele com um editor de texto qualquer:

> gedit .bashrc

Na última linha dele, adicione:

> alias sublime="~/sublime/sublime_text"

Salve, feche o editor, feche o terminal e abra outro terminal (o .bashrc novo é rodado automaticamente quando você abre uma nova instância do terminal).

Agora você deve ter um comando sublime que abre seu sublime_text.

Note que, para esses exatos passos funcionarem, o nome das pastas têm que estar exatamente como descritos acima.

Felipe valeu cara, Cecilia, muito obrigado pela explicação tão detalhada, parabéns!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software