Fala galera, blz? Gostaria de saber como configuro meus programas no Ubuntu para serem abertos no terminal, assim como por padrão conseguimos abrir o firefox e o gedit apenas digitando o nome deles no terminal. Obrigado!
Fala galera, blz? Gostaria de saber como configuro meus programas no Ubuntu para serem abertos no terminal, assim como por padrão conseguimos abrir o firefox e o gedit apenas digitando o nome deles no terminal. Obrigado!
Olá é só colocar o caminho do programa lá na variável path no .bashrc.
Oi Nfrugeri, esse é o comportamento padrão quando você instala um programa.
De toda forma, se você quiser fazer isso com programas que não são exatamente instalados, dá pra criar um alias
: um novo comando de terminal que chamar um determinado caminho.
Por exemplo:
Se eu baixar o SublimeText e descompactá-lo, vou ter a seguinte estrutura de arquivos:
pasta sublime
↳ outras pastas (Icon, lib, Pristine Package)
↳ uns arquivos "normais"
↳ executável sublime_text
Se eu quiser que, ao chamar sublime
no terminal, ele rode esse executável, você pode adicionar um novo alias no seu .bashrc
:
Abra um novo terminal e liste todos os arquivos, inclusive ocultos:
> ls -la
Ele vai mostrar a existência de um arquivo .bashrc. Abra ele com um editor de texto qualquer:
> gedit .bashrc
Na última linha dele, adicione:
> alias sublime="~/sublime/sublime_text"
Salve, feche o editor, feche o terminal e abra outro terminal (o .bashrc novo é rodado automaticamente quando você abre uma nova instância do terminal).
Agora você deve ter um comando sublime que abre seu sublime_text
.
Note que, para esses exatos passos funcionarem, o nome das pastas têm que estar exatamente como descritos acima.
Felipe valeu cara, Cecilia, muito obrigado pela explicação tão detalhada, parabéns!