Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Configurar GIT para realizar o controle de versão do meu site

Oi pessoal, tudo bem?

Gostaria de saber se é possível efetuar a configuração do git para que eu consiga fazer alterações no meu site utilizando o controle de versão que o git disponibiliza.

Hoje eu sei que se preciso fazer uma alteração de código no meu site, eu preciso colocar o arquivo no meu ftp e ele faz o upload para o servidor/host....

é possível eu fazer essa ação utilizando o GIT? Se sim, podem me explicar por favor?

Desde já, muito obrigado.

3 respostas
solução!

Olá, Ricardo. Não entendi bem sua dúvida

Você quer fazer deploy diretamente com GIT? Se sim, no último vídeo do segundo curso de GIT tem um exemplo bem simples disso, mas se você usa um servidor com hospedagem compartilhada, nem sempre você tem acesso ao SSH...

Olá Ricardo, tudo bem? Sim, claro que você pode e deve, para fazer é simples, na pasta do projeto basta você executar o comando:

git init

Claro, antes você precisa instalar o git, é fácil de se for no Windows, é só ir no site do Git e clicar no botão Download 2.27.0 for Windows depois é só seguir aquele velho "next > next > next > finish" e pronto. Ai é só executar o comando git init.

Como seu projeto já está pronto, então você deve criar logo um arquivo com o nome .gitignore e nele você deve indicar quais arquivos e ou pastas não devem ser versionados pelo Git (link da documentação sobre gitignore. Sobre os arquivos que devem ser ignorados, ai depende do projeto, em um projeto Node.JS colocamos o a pasta node_modules e também arquivos de ambiente que contenham senhas ou algo do tipo.

Agora você deve adicionar todos os arquivos para serem versionados pelo Git usando o seguinte comando:

git add .

E agora você deve criar o seu commit (ponto de confirmação), como isso vai ter salvo aquela "foto" de todo projeto naquele momento, para isso você pode executar o comando como:

git commit -m "coloque sua mensagem aqui"

No campo "coloque sua mensagem aqui" você deve substituir por uma mensagem que indique algo sobre esse ponto, como você está iniciando o versionamento, você pode colocar "iniciando versionamento no projeto".

Pronto agora você pode fazer a mudança desejada, depois executa o git add . para adicionar todos os arquivos modificados e depois executar o commit novamente (git commit -m "mensagem aqui").

Pronto, agora você pode colocar em um repositório do GitHub, para ter o projeto sempre disponível quando precisar. Para isso vai ter que criar uma conta no GitHub e depois criar um repositório, e depois usando os comando no seu projeto:

git remote add origin link_do_seu_repositorio_no_github

E por fim usar o comando:

git push origin master

Pronto, seu projeto está versionado e no GitHub.

Porém é muita coisa, então recomendo fortemente que veja os dois cursos de Git e GitHub aqui da plataforma!

E depois é a hora de enviar para produção, ai você pode seguir as dicas que o Vinicius falou!