3
respostas

Configurando MySQL WorkBench no Ubuntu 18.04.4 LTS

Quando clico na conexão local da minha máquina no SQL WorkBench não aparece a janela com User e Password para acessar como na vídeo aula, mas aparece uma janela com o seguinte texto:

Cannot Connect to Database Server Your connection attempt failed for user 'root' to the MySQL server at localhost:3306: Access denied for user 'root'@'localhost' Please: 1 Check that MySQL is running on address localhost 2 Check that MySQL is reachable on port 3306 (note: 3306 is the default, but this can be changed) 3 Check the user root has rights to connect to localhost from your address (MySQL rights define what clients can connect to the server and from which machines) 4 Make sure you are both providing a password if needed and using the correct password for localhost connecting from the host address you're connecting from

Estou usando o Ubuntu 18.04.4 LTS.

Deveria ter uma opção de enviar imagem para o Fórum. Pois posso tirar print ou foto do que vejo no notebook para agilizar.

3 respostas

Olá Paulo, tudo bem? Quanto aos prints, você pode sempre que precisar, tirar os prints e colocar no Google Drive e informar o link aqui pra gente acessar e verificar o problema. Sobre o problema, primeiro execute o seguinte comando no terminal:

systemctl status mysql.service

E coloca a saída desse comando aqui pra gente verificar se o serviço do MySQL está em execução. Se o MySQL estiver em execução tenta acessar o mesmo usando o seguinte comando:

mysql -u root -p

E depois deve ser solicitado a senha que você configurou durante a instalação. Se o login funcionar com sucesso, então o problema pode ser por outro motivo. E fala pra gente se você executou o comando sudo mysql_secure_installation depois da insatalação do MySQL (feita por esse comando: sudo apt install mysql-server)?

Consegui resolver vendo este vídeo

https://youtu.be/122iQfGsljA

Que bom que conseguiu resolver Paulo, e que legal que compartilhou a solução aqui com a gente na comunidade. Continue assim e bons estudos!