Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Configuração sub interfaces

Olá, bom dia. Estou com um problema na parte da configuração das sub interfaces. Quando a dribuo o indereço ip ( 192.168.10.1) para a sub interface 0/0/0.1, esse endereço dentro da VLAN 10. O comando não responde após ter definido a máscara de rede ( 255.255.255.0).

Veja a sequência de comandos abaixo:

Router>ena Router>enable Router#conf Router#configure term Router#configure terminal Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z. Router(config)#inter Router(config)#interface giga Router(config)#interface gigabitEthernet 0/0/0.1 Router(config-subif)#encapsulation dot1Q 10 Router(config-subif)#ip adress 192.168.10.1 ? % Unrecognized command Router(config-subif)#ip adress 192.168.10.1 ? % Unrecognized command Router(config-subif)#ip adress 192.168.10.1 255.255.255.0 ^ % Invalid input detected at '^' marker.

1 resposta
solução!

Olá Wilson! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Percebi que ao digitar a palavra address, faltou uma das letras d. Basta digitar o seguinte código e o terminal de comando irá aceitar.

ip address 192.168.10.1 255.255.255.0

A mensagem de erro % Invalid input detected at '^' marker.geralmente surge quando há algum erro de escrita no código. O sinal ^ irá estar logo abaixo do local de erro.

É muito comum cometer erros de digitação em códigos. Devido a isso, é uma boa prática a utilização das teclas Tab e PgUp (Seta para cima).

  • Tab: Completa um determinado trecho de código que já foi parcialmente digitado.
  • PgUp: Conforme a quantidade de vezes que apertamos essa tecla, ela responde com os comando já digitados. Dessa forma, evitamos redigitar várias vezes o mesmo código e diminuimos as probabilidades de errar a sintaxe.

Uma recomendação bônus seria a utilização do caractere ? quando em dúvida de qual seria o próximo segmento de código a ser digitado. (Vi que você já utiliza isso bem. Parabéns!)

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software