Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Configuração - Gateway e Porta fastEthernet 0/0

Olá boa noite, tudo bem?

Gostaria de saber porque configuramos o gateway padrão como 192.168.0.1 e depois a interface fastEthernet 0/0 tambem como 192.168.0.1. E se tivessemos um outro switch na porta 0/1 interligando outros computadores, qual seria o endereço da porta 0/1, não da algum tipo de conflito?

Módulo 08.Endereçamento IP com DHCP

Aula 1 - DHCP

Desde já, agradeço a atenção.

1 resposta
solução!

Olá Anderson! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Um roteador pode desempenhar muitas funções, sendo a utilização de um DHCP apenas uma delas. Quando definimos um pool DHCP, precisamos estabelecer uma ligação entre as portas do roteador e essa instância do DHCP.

Ao acompanharmos a aula, vemos que o endereço 192.168.0.0 é atribuido ao pool DHCP ALURA, definindo não apenas um IP para o pool como qual a sua rede através da máscara 255.255.255.0. Porém, isso não é suficiente.

Precisamos definir um IP para a porta do roteador que será responsável por redirecionar os protocolos recebidos de outros computadores ao DHCP. Esse IP associado a uma porta é chamado de Default Gateway e sua função é fazer essa conexão entre uma porta do roteador e o pool DHCP.

Dessa forma, o IP 192.168.0.1 é definido como Default Gateway e é atribuido à porta fastEthernet 0/0.

No caso de haver outro conjunto de computadores a serem conectados a esse roteador, a boa prática seria utilizar uma estrutura de switches para realizar uma conversão nessa mesma porta fastEthernet 0/0 e garantir um compartilhamento da mesma rede.

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software