Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Configuração do kubernetes

Ao ler a documentação de instalação do minukube eu fiquei com uma dúvida relacionado a quantidade de CPU's Core's e Memory

Exemplo: ao iniciar o container do minikube ele exibe a seguinte mensagem:

Creating docker container (CPUs=2, Memory=4000MB)

Isso significa que são 2 CPU's e 4000MB de memória só pra esse container, ou é o total de recursos que o k8s vai disponibilizar para todos os meus futuros pods? Digo isto pois minha máquina tem 12 núcleos e 16GB de memória, e eu quero dar tudo o que for possível para o k8s utilizar.

Como funciona no mercado, qual a boa prática nessa situação? Essa máquina é exclusiva para rodar o k8s e alguns futuros pods nela.

2 respostas
solução!

Olá, Bruno!

A quantidade de CPUs e memória especificadas ao iniciar o container do Minikube se refere aos recursos que serão alocados para o cluster Kubernetes em execução. Isso não significa que todos os seus futuros pods terão esses recursos disponíveis exclusivamente para eles.

O Kubernetes é responsável por gerenciar os recursos do cluster e alocá-los dinamicamente para os pods de acordo com as necessidades. Portanto, mesmo que você aloque uma quantidade específica de CPUs e memória para o cluster, esses recursos serão compartilhados entre os pods em execução.

No mercado, a boa prática é dimensionar os recursos do cluster de acordo com as necessidades dos seus aplicativos. É recomendado que você avalie o consumo de recursos dos seus pods e ajuste a configuração do cluster de acordo. Se você possui uma máquina dedicada para executar o Kubernetes e alguns futuros pods, pode alocar a maior quantidade de CPUs e memória possível para o cluster, desde que não comprometa o desempenho de outros processos em execução na máquina.

Bons estudos!

Perfeito, respondeu minha dúvida! Como eu não vou executar mais nenhum outro processo nessa máquina, eu vou alocar o máximo possível para o cluster então. Deixando um pouco pro próprio sistema operacional.