Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Configuração do eclipse

Pessoal, no curso percebo que sempre que o instrutor abre uma classe, ele consegue ver o conteúdo da mesma, como se pudesse altera-la. Portanto aqui no meu computador (windows 10), eu não consigo, não aparece conforme as aulas e eu gostaria de poder configurar para que fique semelhante. Alguém poderia me ajudar ?

9 respostas

Olá, Alan! Tudo bem contigo? Espero que sim!

Acredito que esteja falando de abrir a implementação das Classes ou mesmo caminhar entre as declarações ou ir até o seu tipo.

Segurando o CTRL e colocar o mouse sobre a Classe String, por exemplo, verá que aparecerá a opção de Open Declaration ou Open Implementation.

Outro comando, quando o cursor estiver sobre a Classe aperte CTRL + T. Abrirá uma janela para escolher a Classe que queira ver a documentação.

Outro ponto interessante é poder clicar segurando o CTRL sobre um atributo ou método e ele te levar diretamente onde está a origem dessa implementação.

Espero ter ajudado, Alan!

Bons estudos e até breve!!!

Cássio, é exatamente isso, sendo que aqui não aparece a implementação das Classes. E utilizando o exemplo da Classe String, quando eu abro a opção Open Declaration, aparece a aba da Classe, porém fica mostrando Source not found em vez de me mostrar como foi feito a implementação da mesma.

Fala, Alan!

Depois que eu baixei a versão Eclipse Java for Enterprise não tive mais esse problema.

Caso o seu não seja, já vou pedir para baixá-lo para que possa seguir os estudos quando entrar em Servlets e Maven, pois vai mexer com servidor e a versão Java Developers do Eclipse não possui server.

Vamos fazer um teste. Clique na Classe String do método main e aperte o F4. Deverá aparecer Type Hierarchy do lado esquerdo e ali mostrará todas as funções que a Classe faz. Inclusive se você der dois cliques sobre qualquer função, abrirá a documentação.

Tomara que dê certo!!!!

Nos retorne para ver se funcionou!

Um abraço, Alan!

Bons estudos!

Fiz o que me informou, apareceu o Type Hierarchy, porém ao clicar em uma função qualquer continua aparecendo Source not found. Você comentou sobre o Eclipse Java for Enterprise, posso instalar mesmo tendo outra versão instalada no meu computador ?

Olá, Alan!

Eu possuo as duas versão instaladas, apesar de utilizar somente a Enterprise, porém meu sistema é Ubuntu.

Eu aconselharia desinstalar a que você possui e instalar a Enterprise para evitarmos um conflito.

Nos dê um retorno, Alan!

Sim, farei isso e depois eu volto com o resultado.

Baixei e instalei, porém continua apresentando o mesmo problema, não consigo entrar no Código fonte das Classes padrões. Ex: Quando tento acessar o código fonte da Classe String abre a aba String.class, mas não como mostra nos vídeos da aula, aparece Source not found e algumas outras informaçoes como:

//  (version 1.8 : 52.0, super bit)
// Signature: Ljava/lang/Object;Ljava/io/Serializable;Ljava/lang/Comparable<Ljava/lang/String;>;Ljava/lang/CharSequence;
public final class java.lang.String implements java.io.Serializable, java.lang.Comparable, java.lang.CharSequence {

// Field descriptor #76 [C
  private final char[] value;

// Field descriptor #69 I
  private int hash;

// Field descriptor #71 J
  private static final long serialVersionUID = -6849794470754667710L;
solução!

Resolvi: Quando eu estava tentando acessar uma Classe uzando o Ctrl + click, aparecia uma tela escrito Source not found e uma opção Attach a source. Porém eu não sabia o que fazer pra poder voltar a abrir o código fonte das Classes.

Então achei a solução aqui.

Para exibir o código, use o botão “Attach a source”, na janela que abrir escolha “External file” e localize o arquivo src.zip que vem junto com a instalação do JDK. Se o Eclipse conseguir localizar a classe dentro deste arquivo, o código fonte vai ser exibido para consulta.

Fantástico, Alan!!!

Obrigado por ter postado a solução dessa forma!

Vai ajudar mutos com esse problema na nossa comunidade!

Um abraço e até uma proxima