3
respostas

Configuração do Apache para acesso ao PHPMyAdmin após alterar porta

Enquanto realizava o curso Wordpress, Criação de Um Tema do Zero o Xampp informou um erro ao startar o processo do MySQL: Port 3306 in use by "Unable to open process" ou seja, Não foi possível abrir o processo devido à porta 3306 já estar em uso.

Segui um vídeo tutorial ( https://youtu.be/5-I6TeciCew ) que me instruía a atribuir outra porta ao MySQL, dessa forma, atribuí a porta 3307, bem como substituí a porta 80 pela porta 10080 para acessar o host local.

Porém, isto me causou dois problemas:

  • Se digito no browser "localhost/", ele informa que Não É Possível Acessar Esse Site, desta forma só consigo acessar digitando "http://127.0.0.1:10080/"
  • Não é possível acessar o PHPMyAdmin, consta como acesso negado, informando a seguinte mensagem: Não é possível realizar a ligação: configurações inválidas.
3 respostas

Fala aí Joyce, tudo bem? Vamos lá:

Se digito no browser "localhost/", ele informa que Não É Possível Acessar Esse Site, desta forma só consigo acessar digitando "http://127.0.0.1:10080/"

Isso ocorreu por você ter trocado a porta de 80 para 10080, antes ele acessava apenas com localhost porque por padrão quando nenhuma porta é informada, o navegador usa a 80. Mas, como você trocou, será necessário informar a porta correta.

Não é possível acessar o PHPMyAdmin, consta como acesso negado, informando a seguinte mensagem: Não é possível realizar a ligação: configurações inválidas.

Por padrão o PhpMyAdmin vai tentar acessar a porta 3306 do MySQL, mas, isso pode ser modificado no arquivo config.inc.php, você precisa encontrá-lo e realizar a modificação.

Obs: Eu não recomendaria você utilizar essas configurações, utilize o Apache na porta 80 mesmo e o MySQL que já está instalado na sua máquina. Não há necessidade de existir duas instalações do MySQL, você pode usar uma já existente.

Espero ter ajudado.

Matheus, bom dia, tudo certo?

Qual seria a forma correta de eu resolver este problema?

Segue a mensagem:

Problem detected! 10:13:24 [mysql] Port 3306 in use by "Unable to open process"!

10:13:24 [mysql] MySQL WILL NOT start without the configured ports free! 10:13:24 [mysql] You need to uninstall/disable/reconfigure the blocking application

10:13:24 [mysql] or reconfigure MySQL and the Control Panel to listen on a different port

10:13:26 [mysql] Error: MySQL shutdown unexpectedly. 10:13:26 [mysql] This may be due to a blocked port, missing dependencies,

10:13:26 [mysql] improper privileges, a crash, or a shutdown by another method.

10:13:26 [mysql] Press the Logs button to view error logs and check

10:13:26 [mysql] the Windows Event Viewer for more clues

10:13:26 [mysql] If you need more help, copy and post this

10:13:26 [mysql] entire log window on the forums

Fala aí Joyce, para utilizar o MySQL já existente é necessário realizar algumas configurações (meio chatinhas). Para que você não fique bloqueada, recomendo simplesmente parar o serviço do MySQL (já instalado) e após o mesmo ser stopado, você sobe os serviços do XAMPP.

Ao terminar de utilizar o XAMPP, você sobe o MySQL (já instalado) novamente.

Para parar o MySQL atual na máquina vai depender do sistema operacional que você está utilizando.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software