1
resposta

Configuração de VM para rodar o Airflow

Boa tarde, estou com bastante dificuldade pra rodar o airflow devido a lentidão do sistema... Qual vocês indicam que seja uma configuração razoável pra rodar o airflow? desde já agradeço

1 resposta

Oi Bruno, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Máquinas virtuais, por padrão, trazem uma lentidão no sistema, principalmente se o hardware não possuir uma configuração que tenha tanto desempenho.

No lugar de utilizar uma VM, você pode tentar executar o Linux lado a lado com o Windows, utilizando o recurso do WSL (Subsistema Windows para Linux), que a grosso modo, te permite instalar o Linux dentro do Windows. Temos um Alura+ que ensina como instalar este sistema:

Caso ainda sim enfrente lentidão, recomendo que faça um dual boot em seu sistema operacional, isolando dessa forma, o Windows do Linux. Ressalto a importância do conhecimento em sistemas linux na área de engenharia de dados, uma vez que sistemas UNIX trazem uma facilidade maior de configuração de ambiente e além disso, ambientes como AWS (Amazon Web Services), GCP (Google Cloud Platform), dentre outros, utilizam sistemas LINUX por detrás.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software