1
resposta

Configuração de Tag em Loja Virtual Nuvem Shop

Eu já possui a TAG do Analytics no meu site, porém observei que o código que eles indicam colocar (analytics.js) eu ainda não tinha. Pois bem, configurei então o novo e instalei na parte que a plataforma me solicita para colocar os códigos externos. Como eu não tenho entendimento de programação fui seguindo o passo a passo e a própria loja virtual tem orientações que nós mesmos podemos fazer. Enfim, colei a Tag do GA4 (gtag.js) na respectiva área, porém ao analisar usuários em Tempo Real observei que no GA4 não faz a leitura dos dados, enquanto que na versão do Universal Analytics a mensuração dos dados continua sendo feita.

Alguém sabe me dizer se preciso fazer algo?? Preciso alterar também o número da conta do Google Analytics? Aquele código UA-189(...) Mas ao fazer isso eu não irei perder as métricas que já tinha e que ainda colho com o Universal Analytics?

Espero ter sido claro na dúvida.

1 resposta

Olá Lucas :)

A recomendação, da própria Google, é que você tenha as duas versões do Analytics. Então, não exclua a versão Universal e continue a utilizando, e crie uma nova conta do Analytics, para a mesma propriedade (site), mas com a versão GA4. Na versão GA4 o código é modificado, o "UA" é deletado, então você vai ter que implementar o novo código, mas ao criar a propriedade o Analytics te dá toda a instrução de como fazer isso. Provavelmente por essa diferença de códigos o GA4 não está contabilizando seus dados como a outra versão. Vale lembrar também que o GA4 é uma versão beta, em teste, e por isso pode apresentar falhas. Por isso a importância de manter a versão Universal funcionando. Estamos preparando um artigo que irá te ajudar a entender todas as diferenças do GA4 e Universal Analytics, fica ligado aqui na nossa página de artigos: https://www.alura.com.br/artigos/inovacao-gestao.

Espero ter te ajudado, nosso time está aqui para te auxiliar. Bons estudos, abraços,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software