Boa noite,
No momento de configurar as rules no meu repositório do github, não aparece a opção de selecionar o GithubActions como recurso para uso da opção "Require status checks to pass".
Boa noite,
No momento de configurar as rules no meu repositório do github, não aparece a opção de selecionar o GithubActions como recurso para uso da opção "Require status checks to pass".
Olá, Bruno! Boa noite!
Obrigado por sua pergunta e por anexar a imagem, ela ajuda muito a entender o cenário.
Sua observação sobre a opção de selecionar o GitHub Actions como fonte para os "status checks" é muito pertinente, e é uma dúvida comum para quem está configurando as branch protection rules.
O que acontece é que o GitHub Actions não aparece explicitamente como uma opção para "Select source" nesse dropdown. Isso ocorre porque o GitHub espera que você adicione o nome do "status check" que será gerado pelo seu workflow do GitHub Actions.
Para que o GitHub Actions apareça como um "status check" selecionável, você precisa:
Ter um workflow de GitHub Actions configurado e executado pelo menos uma vez na branch que você está protegendo.
Esse workflow precisa ter gerado um "status check". O nome desse status check é geralmente o nome da sua job (tarefa) dentro do workflow, ou um nome que você definiu explicitamente para o check.
Como proceder:
Execute seu Workflow: Primeiro, certifique-se de que seu workflow de GitHub Actions (que realiza os testes, builds, etc.) foi executado pelo menos uma vez na branch (por exemplo, main ou master) que você quer proteger. Ele precisa ter gerado um status (sucesso, falha, em progresso).
Identifique o Nome do Status Check: Vá até a aba "Actions" do seu repositório, clique em um workflow que tenha rodado com sucesso (ou falha) e veja o nome da job ou do step que você quer que seja um "status check" obrigatório.
Por exemplo, se seu workflow tem uma job chamada build ou test, é esse nome que você vai procurar.
Digite o nome na caixa de busca: Volte para as configurações da branch rule. Na caixa de busca que aparece quando você clica em "Select source" (a mesma que você mostrou na imagem), comece a digitar o nome exato do status check (o nome da sua job/passo no workflow do GitHub Actions, como ci, build, test, etc.).
O GitHub geralmente auto-completa ou mostra as opções disponíveis que já foram executadas. No seu caso, pela imagem, você já tem "ci" ali, que provavelmente é o nome de um dos seus checks.
Então, você já tem o ci ali listado na sua imagem. Se "ci" é o nome do status check que seu GitHub Action está gerando, ele já está selecionado para ser obrigatório. A lista de "Select source" serve para escolher quais dos status checks já existentes/executados você quer exigir.
Espero que esta explicação ajude a clarear o processo! Se seu workflow ainda não rodou, ele não aparecerá para seleção. Se já rodou, o nome do check deve aparecer na busca.