Oii, Sergio! Tudo joia?
Neste contexto, como sugestão, você pode utilizar as configurações de rede no Docker, que são a Rede bridge e Rede overlay. A escolha vai depender do contexto que está inserido, conforme as necessidades do projeto em que está trabalhando.
A Rede bridge, cria uma rede virtual isolada que resulta em conexão dos containers dentro do mesmo host, favorecendo a comunicação entre si como se estivessem na mesma rede física.
A Rede overlay, permite que os containers que estão em diferentes hosts possam se comunicar como se estivessem na mesma rede virtual. Para isso ele utiliza técnicas mais atualizadas de rede para criar uma rede unificada que pode captar de vários hosts.
Outras alternativas são o Docker Swarm que permite configura a comunicação e replicação entre os containers de forma simples e ideal para infraestruturas menores, e o Kubernets que é mais robusta para gerenciar infraestruturas de containers em produção.
Sergio, como disse anteriormente, a escolha vai depender de todo o seu contexto. Por isso analise bem e faça testes para entender qual melhor se encaixa.
Deixo aqui alguns links que podem te ajudar no processo de escolha e de testes:
Espero ter ajudado. Desejo bons estudos, Sergio!