Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Configuração de PATH após instalação da JDK

Boa noite pessoal,

Consegui instalar a JDK e fazer a verificação de versão pelo "cmd" tranquilamente. No entanto, não consigo fazer a compilação do código do primeiro exercício pelo "cmd", pois aparece o seguinte erro: "javac: file not found: MeuPrograma.java Usage: javac use -help for a list of possible options"

Imagino que o erro esteja na configuração do PATH, não? As instruções de instalação e configuração não deixam claro se devemos instalar em "Variáveis de usuário para ..." ou "Variáveis do sistema", então testei nas duas e não funcionou. Outro detalhe é que aqui no meu sistema não consta a pasta "PATH" que foi solicitada nas instruções para alteração, então fiz os acréscimos na pasta "Path" (se faz diferença ou não estar em caixa alta ou baixa, eu não sei e não foi explicado).

Enfim, acho que as instruções iniciais deveriam ter sido mais específicas e destrinchadas.

Desculpem-me se foi muito texto pra algo tão simples, mas essa é a primeira linguagem que estou tendo contato. Antes disso fiz apenas um breve curso de lógica de programação com pseudocódigo.

Obrigado!

9 respostas

Victor, não é tão difícil assim... se você tiver mais de um JDK instalado, voce deverá usar preferencialmente o mais recente (atualizado). 1º) verifique na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM32, se você tem o executável JAVA.EXE. Se tiver, renomeie ele para JAVA.EXE.XXX (se você precisar dele, é só renomear para o nome original novamente).

2º) Path, tanto faz maiúsculo/minúsculo, e tanto faz se você colocar em usuário ou sistema. Usuário, fica só no que está logado. Sistema fica para qualquer usuário. Ok?!

PARA ESTABELECER O PATH: 3º) Tecle "botão windows+break" -> Escolha "configurações avançadas" -> "Variáveis de Ambiente" CRIE AS VARIÁVEIS: [passo 1] Sistema -> Novo -> Nome = JAVA_HOME --> Valor = C:\Program Files\Java\jre1.8.0_40 Observe que o valor deve ser a pasta onde está o JAVA (procura no Arquivo de Programas).

[Passo 2] Sistema -> Procure a variável Path, -> Editar -> no final da string adicione: ;%JAVA_HOME%\BIN;

Exemplo de como vai deve ficar, lebrando que o que já estava no seu path permanece: C:\Program Files\CollabNet\Subversion Client;C:\Program Files\PC Connectivity Solution\;%JAVA_HOME%\BIN;

Depois de feito isso, abra um prompt DOS e testa assim:

4º) no prompt DOS (tela preta), digite: javac - version e depois digite: java -version. A versão de ambos deve ser igual (independente de qual seja). se der erro em algum dos dois comandos é porque está faltando instalar ou a JDK ou o JRE.

Olá Jorge, muito obrigado mesmo pela resposta e detalhes!

Acho que me expressei mal... Os comandos "javac -version" e "java -version" estão retornando os resultados corretamente, no caso; "javac 1.8.0_40" e "java version "1.8.0_40"... Então, nessa parte está tudo ok!!!

O meu problema está em não conseguir fazer com que o comando "javac MeuPrograma.java" compile o código para gerar o bytecode... O erro "javac: file not found: MeuPrograma.java" sempre aparece... O código foi feito no bloco de notas e salvo na área de trabalho com a extensão ".java", mas já testei com ele em "C:\" e em vários outros lugares e não funcionou. Continuo tentando descobrir aqui por quê ele não está sendo encontrado...

Victor, você foi até o fim das instruções? Colocou o ;%JAVA_HOME no path?

Verifique o seu bloco de notas se está salvando o arquivo com a extensão correta .java, e se o tipo do arquivo é ANSI. Se vc salvar como UTF-8, ele poderá não compilar também.

Finalmente consegui! O problema estava em não ter especificado o diretório corretamente no cmd. Por não ter noção de como funcionava, imaginei que o comando "javac MeuPrograma.java" fizesse um tipo de varredura pelo sistema até encontrar um arquivo com o nome "MeuPrograma.java" quando, na verdade, ele precisa estar "posicionado" já no diretório específico onde se encontra o arquivo para que o comando funcione. Finalmente consegui fazer a compilação e execução do código.

Mais uma vez obrigado Jorge pelo suporte!

Victor, que bom que conseguiu, mas creio que não era para ser como vc definiu na sua resposta. Você pode estar em qualquer pasta com seus arquivos java, que vai compilar normalmente se o path estiver correto, porque de fato, o windows busca o programa chamado (no caso javac e java) na pasta onde eles estão instalados mesmo, como você imaginou inicialmente). Colocar o arquivo MeuPrograma.java, por exemplo, dentro da pasta onde está instalado o java, não é correto (apesar de funcionar). Você irá misturar as coisas.

Entendi... Conferi o Path novamente e está tudo correto, aparentemente. É possível que as permissões do Windows estejam interferindo na busca do Javac pelo cmd? Digo isso porque tentei acessar alguns diretórios pelo cmd e tive permissão negada, tanto que só consegui encontrar o código, fazer a compilação e executa-lo quando coloquei o arquivo solto na pasta "C:\Users\VICTOR". Todas as outras pastas e diretórios tiveram suas permissões negadas ao tentar acessa-las pelo cmd.

solução!

Victor, experimenta abrir o prompt DOS com permissão de administrador. Em vez de executar CMD para abrir o prompt, vá até a pasta que tem ele (Iniciar, pasta acessórios, e clica com o botão direito sobre o prompt) e abre ele como administrador. Se tem alguma restrição de usuário, provavelmente você conseguirá acessar as pastas como administrador. Obviamente, se o seu usuário windows não for equivalente a administrador, você terá os mais diversos problemas com pastas.

Estava com o mesmo problema, resolvi executando o DOS como Administrador e colocando o arquivo .java no diretório C:. Boa Sorte.