Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Configuração de conta & painel de Jobs

Estou vendo que alguns usuários possuem em suas contas, a possibilidade de adicionar uma foto no perfil. Mas estive olhando, procurando, revirei todo meu perfil e não encontrei possibilidades de upload.

Essa função é habilitada após alguma conquista ou level do Aluno? Ou será que foi desabilita?

Bom, estou usando o Chrome (versão atualizada), não cheguei a testar com Firefox ou Edge.

Outra pergunta, a equipe da Alura tem alguma ideia de implementar um painel de empregos, com empresas parceiras? Acho que seria bem interessante, pois assim os contratantes poderiam ver os cursos já concluídos dos alunos e seu nível na plataforma.

4 respostas

Oi Anthony

Para alterar a foto, basta seguir os seguintes passos: http://suporte.alura.com.br/article/48-como-eu-altero-minha-foto-de-perfil

Sobre um jobboard, temos algumas cartas na manga mas não queremos ter apenas mais um site de cadastro de vaga. Mas em breve teremos um rank bem legal com a gamification revitalizada, com destaque para alunos de diversas áreas. O que acha?

abraços

Obrigadão Paulo. Vou me inscrever depois no Gravatar :) Sobre o job board, eu estava pensando em uma página que tivesse acesso logo no painel de menu, sem necessidades de cadastro adicional, dentro da própria plataforma (como no caso do fórum). Assim manteria toda a ideia das pontuações, os rankings, etc. Nisso me veio uma ideia bem extensa, ex: níveis das vagas e a quantidade de exp para se candidatar. Logo, o aluno tendo (ex: 20k/50k/100k etc) terá possibilidade de participar da vaga, pela exigência de xp. Mas terão àqueles que possuem essa quantidade, mas não possua o módulo do curso necessário exigido ao cargo, dai logo abaixo apareceria os cursos necessários para tal vaga, demonstrando que mesmo atingindo o primeiro nível de pontuação, a vaga em exemplo não estaria disponível por falta de um curso X) Caso o aluno tenha o curso mas não tenha o xp necessário, ele poderia optar por fazer um QUIZ de 5/10/ou até 20 questões, onde ou os profissionais do alura elabora esse QUIZ evidenciando tais importâncias que a competência da vaga é exigida, ou a própria empresa poderá fornecer este QUIZ e repassar ao Alura para uma avaliação. O QUIZ poderia ser misto, tanto objetiva quanto descritiva. Depois em diante (seguindo a tecnologia) os interessados e os que atingiram a meta sugerida para a vaga, passaria por uma entrevista via Skype (lembrando que é muita gente de outras regiões, cadastrados no alura, e acho que seria injusto limitações por parte de região [ainda mais por problemas que o mercado brasileiro enfrenta], nisso, a empresa finalizaria ali dentro dos critérios dela, dar a possibilidade de uma entrevista pessoalmente após a primeira seleção etc). Lembrando que também seria TOP e bem gringo, mostrar empresas que também tenha a possibilidade de trabalhos Home Office. Mas que haja o incentivo, é chato ver no Brasil que isso ainda seja coisa de outro mundo, só vejo cargos de gerência tirando proveito disso (se for basear em business).

Mas é isso... dei um brainstorm aqui básico do que eu tava imaginando, passar pros códigos é que vai demorar um pouco. HAHA

abraços

solução!

oi Anthony!

É uma grande ideia. Temos sim várias opções de como implementar isso. Uma board só para os alunos? Aberta no geral? Focada em startups? Em parceria com recrutadores? Com provas e testes mensais?

Mas estamos caminhando. Aliás, vamos migrar o sistema de sugestão de funcionalidades e usaremos um trello, onde teremos um espaço que você já pode comentar nossas possíveis features:

https://trello.com/c/67rr9vjD/15-board-de-empregos

abraços

Oi Paulo, blza? irei me cadastrar e passarei a deixar o brainstorm por lá Bom, para finalizar vou apenas responder à alguns detalhes.

• O interessante seria uma board somente aos alunos do alura, assim garante a interatividade já conquistada e também mantem o engajamento dos atuais alunos.
  • Mas há a possibilidade também de aplicar essas funções para o público geral. Apenas fazendo a separação para que os usuários possam identificar os interessados, e as vagas de emprego também terem suas referências, quais estão abertas ao público, quais serão exclusivas aos alunos, etc. ( sei que quanto mais engajamento tiver, melhor. Mas também pensar nesse lado misto pode surgir maiores possibilidades de parcerias, assim os parceiros também tem a possibilidade de escolha entre os alunos e o público geral cadastrado). Também pode gerar um fator negativo, se não houver cuidado com a apresentação destes dois públicos, no qual será a sua diferenciação, identificação, peso etc, entre uns e outros. De forma mais certeira e com menos riscos, seria focar aos alunos que acreditam nos cursos, que investem no aprendizado e que estão constantemente em contato com a plataforma. Mas dai isso é uma questão de marketing e estratégia de negócios que a equipe do Alura terá que avaliar.

• Focada em startups seria o grande salto, existem muitos projetos sendo feitos através do wordpress e as startups querendo se tornar independentes procurando serviços próprios para o controle e inovação dos seus projetos.

• Sem contar que o ambiente de desenvolvimento e toda a tendência internacional em sua grande maioria, estão enraizadas nas novas startups.

• parceiros sempre é bom :)

• Fiquei um pouco na dúvida em relação da estratégia de provas e testes mensais, "encontrei bastante... [e, se...]. Eu como formado em marketing, isso pode causar dúvidas aos usuários e poderá ser uma estratégia que perderá o foco, que seria aproximar os alunos à uma oportunidade de emprego nas startups.

• O modo menos agressivo seria, no modelo de QUIZ, onde o tal "mensal" seria que o banco de dados destas questões podem mudar aleatoriamente. A empresa poderia formular estas questões dentro do aval da Alura, se está dentro dos padrões para não criar um QUIZ estilo Google interview.
  • Critérios que se baseia em soluções de problemas no dia a dia com tal código, coisas do gênero.