Obrigadão Paulo. Vou me inscrever depois no Gravatar :)
Sobre o job board, eu estava pensando em uma página que tivesse acesso logo no painel de menu, sem necessidades de cadastro adicional, dentro da própria plataforma (como no caso do fórum). Assim manteria toda a ideia das pontuações, os rankings, etc.
Nisso me veio uma ideia bem extensa, ex:
níveis das vagas e a quantidade de exp para se candidatar. Logo, o aluno tendo (ex: 20k/50k/100k etc) terá possibilidade de participar da vaga, pela exigência de xp.
Mas terão àqueles que possuem essa quantidade, mas não possua o módulo do curso necessário exigido ao cargo, dai logo abaixo apareceria os cursos necessários para tal vaga, demonstrando que mesmo atingindo o primeiro nível de pontuação, a vaga em exemplo não estaria disponível por falta de um curso X)
Caso o aluno tenha o curso mas não tenha o xp necessário, ele poderia optar por fazer um QUIZ de 5/10/ou até 20 questões, onde ou os profissionais do alura elabora esse QUIZ evidenciando tais importâncias que a competência da vaga é exigida, ou a própria empresa poderá fornecer este QUIZ e repassar ao Alura para uma avaliação.
O QUIZ poderia ser misto, tanto objetiva quanto descritiva.
Depois em diante (seguindo a tecnologia) os interessados e os que atingiram a meta sugerida para a vaga, passaria por uma entrevista via Skype (lembrando que é muita gente de outras regiões, cadastrados no alura, e acho que seria injusto limitações por parte de região [ainda mais por problemas que o mercado brasileiro enfrenta], nisso, a empresa finalizaria ali dentro dos critérios dela, dar a possibilidade de uma entrevista pessoalmente após a primeira seleção etc).
Lembrando que também seria TOP e bem gringo, mostrar empresas que também tenha a possibilidade de trabalhos Home Office. Mas que haja o incentivo, é chato ver no Brasil que isso ainda seja coisa de outro mundo, só vejo cargos de gerência tirando proveito disso (se for basear em business).
Mas é isso... dei um brainstorm aqui básico do que eu tava imaginando, passar pros códigos é que vai demorar um pouco. HAHA
abraços