ão Olá
Estou tendo dificuldades na configuração de conexão do banco, infelizmente o banco foi instalado sem pedir para configurar os dados de conexão do banco, sem isso fica impossível continuar o curso de banco de dados sql
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
ão Olá
Estou tendo dificuldades na configuração de conexão do banco, infelizmente o banco foi instalado sem pedir para configurar os dados de conexão do banco, sem isso fica impossível continuar o curso de banco de dados sql
Oii, Rafael! Como está?
Sinto muito pelo ocorrido, instalações de softwares às vezes pode ser desafiador. No momento que você baixou o Oracle Database Express Edition (XE) Downloads não apareceu a janela para especificar a senha do banco de dados? Segue a imagem da janela:

Pois é a senha que colocamos aqui que será utilizada na criação manual da conexão no Oracle Sql Developer. O usuário como SYSTEM e a senha que criou.
Caso essa janela não tenha aparecido, pode ter ocorrido de ter avançado a etapa sem querer ou baixado outra versão, porque ao testar a instalação por aqui fluiu certinho. Então recomendo que desinstale o software Oracle Database e instale seguindo novamente as etapas da aula com bastante cautela. Deixo aqui o link para você baixar:
Caso outra dúvida surja, compartilhe mais informações para podermos encontrar outras soluções.
Até mais!
Boa noite,
Desculpe a minha falha, quando eu instalei no windows instalou certinho, o problema é a instalação no ambiente Mac que estou tendo dificuldades.
Oie, Rafael! Tudo bem?
Obrigada pelo retorno e pela informação a mais, rs. No site da Oracle, você pode seguir os passos para instalar, segue o link:
Espero que dê certinho!
Até mais, Rafael!