2
respostas

Config Spring boot server - Não consigo fazer com que apareça alguma coisa no "propertySources": []

Estou com uma dificuldade de conseguir fazer com que meu propertySources consiga mapear no meu git minha past config com todos os properties.

Aqui estão minhas configurações

ms-config-server

spring.application.name=ms-conf-server

server.port=${PORT:8888}
spring.cloud.config.server.git.uri=${URI:https://github.com/higorlucas125/Microsservice-compelto}
spring.cloud.config.server.git.username=${USER_GIT}
spring.cloud.config.server.git.password=${PASSWORD_GIT}

logging.level.org.springframework.cloud.config=DEBUG
logging.level.org.eclipse.jgit=DEBUG

está tudo certo igual escrito no artigo, porém minha respotas são essas:

{
"name": "microsservice",
"profiles": [
"default"
],
"label": null,
"version": "27730a0d61d8852e38312e48f424797b3bd1b466",
"state": "",
"propertySources": []
}

Não sei ao certo o que estou fazendo de errado, já validei os logs

2025-03-31T23:59:33.841-03:00 DEBUG 58603 --- [ms-conf-server] [nio-8888-exec-1] .s.c.c.s.s.GitCredentialsProviderFactory : Constructing UsernamePasswordCredentialsProvider for URI https://github.com/higorlucas125/Microsservice-compelto
2025-03-31T23:59:35.287-03:00 DEBUG 58603 --- [ms-conf-server] [nio-8888-exec-1] .s.c.c.s.s.GitCredentialsProviderFactory : Constructing UsernamePasswordCredentialsProvider for URI https://github.com/higorlucas125/Microsservice-compelto

2025-03-31T23:55:22.398-03:00 DEBUG 56857 --- [ms-conf-server] [nio-8888-exec-1] org.eclipse.jgit.util.FS                 : Exception caught during execution of command '[/usr/bin/git, config, --system, --show-origin, --list, -z]' in '/usr/bin', return code '128', error message 'fatal: unable to read config file '/etc/gitconfig': No such file or directory
'
2 respostas

Olá Higor! Tudo bem?

Aparentemente é um problema com a configuração do Spring Cloud Config Server ao tentar acessar os arquivos de configuração no seu repositório Git. Vamos tentar algumas abordagens para resolver isso:

1. Verifique a Estrutura do Repositório Git: Certifique-se de que o repositório Git contém os arquivos de configuração no formato correto. Por exemplo, se você está esperando que o application.properties ou application.yml esteja lá, verifique se eles estão no diretório correto e com o nome correto.

2. Permissões e Credenciais: Parece que você está usando variáveis de ambiente para o username e password. Certifique-se de que essas variáveis estão corretamente configuradas no ambiente onde o servidor está rodando. Você pode testar isso imprimindo as variáveis ou usando um arquivo .env para carregá-las.

3. Verifique o Caminho do URI: O URI do repositório deve estar correto. Verifique se o link está correto e se o repositório é acessível publicamente ou se as credenciais fornecidas têm permissão para acessá-lo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Muito obrigado pela ajuda, falto uma configuração no meu application.properties do config

spring.cloud.config.server.git.search-paths=configuracao