3
respostas

Confesso, não compreendi o contador

Li todas as explicações sobre o contador, mas não entendo o que ele significa.

Sou caso perdido? kkk

3 respostas

Olá Maria,

Não estou acompanhando o conteúdo do seu curso, mas baseado no que você brevemente descreveu vou tentar ajudar.

Uma variável que realiza o papel de "contador" em geral é utilizada para você contabilizar algo e utilizar essa informação pra comparar a outra e aí realizar determinada ação.

Por exemplo:

  1. Crio a variável ContadorA;
  2. Inicializo essa variável ContadorA com o valor 0;
  3. Dessa maneira, sei que esta variável tem conteúdo zero;
  4. Gostaria de contabilizar quantas letras A existem na string "Abacaxi";
  5. Poderia realizar um loop na string "Abacaxi", indo de character a character e ir incrementando a variável ContadorA, para fazer esse acumulo de A's na palavra; (ContadorA=ContadorA+1)
  6. Posteriormente, após percorrer a palavra "Abacaxi", meu contadorA terá o valor de 3, pois ere irá contabilizar quantidade letras A;

Podemos usar também uma varíavel como contador também quando queremos definir limites de execuções em um loop, por exemplo. E por aí vaí..

Coloque o cenário do código que não compreendeu, descrevendo ao máximo o cenário caso possa facilitar seu entendimento.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Pelo o que eu entendi, a variável contador recebe o valor de 1, depois o while repete toda vez que valor da variável contador sejá < ou = a 10. Ou sejá, como o valor da variável contador é menor que 10, o while vai repetir infitamente a função mostra dentro de seu bloco { }. No momento que nós modificamos o valor da variável contador para receber = contador +1*; , a variável vai somar o 1 que foi colocado primeiramente na var *contador, mais o 1 da modificação feita. O resultado então é 2, nisso o while já repetiu o mostra duas vezes. Agora, a modificada var, vai somar + 1 com esse resultado (2) e o while novamente vai repetir, pois o resultado seria 3 que é <=10. e assim sucessivamente até que a soma chegue no resultado 11. 11 é >10, então o while não executará mais.

Olá Maria, tudo bem? O contador após incrementar uma variável no mesmo, ex Var: Contador1; ele inicia com valor nulo, ou seja Zero... Quando temos laços de repetições por for, ou while, é necessário que esse contador seja responsável para somar o valor que seja por ex: Contador1 "que era zero" = contador1 + 1 e se não colocarmos um limite, o laço de looping vai somando 1 até o infinito.. e você pode colocar várias contagens como: 2 em 2, 3 em 3... etc..

Há de servir para cálculos de datas, como acontece "copas do mundo a cada 4 anos" ou até mesmo cálculos mais elaborados como movimentação de pixels para video games...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software