2
respostas

Conexões entre os equipamentos

O modem liga-se ao roteador por um cado direto e o roteador as máquinas com cabo cruzado ?

No caso de um armário de patch panel de uma empresa, o roteador se conectaria aos "patch panel" com cabo direto e os cabos para as máquinas cabo cruzado ? e para interligar 2 patch panel entre sí qual tipo de crimpagem utilizar ?

No caso de um "modem doméstico" onde a função modem e roteador são integradas em um único equipamento a conexão com o equipamento e os computadores é tudo cabo cruzado?

Em um modem sem função de roteamento, ligar esses dois equipamentos qual crimpagem usar e tem limitações mínimas de cabo, ou seja, o modem e roteador um do lado do outro com um cabo de 10~15cm entre eles ?!

Muito Obrigado de antemão!

2 respostas

Luís, um cabo cruzado serve para interligar dois computadores pela placa de rede. Uma ponta é feita usando o padrão T568A e a outra no T568B.

As ligações entre equipamentos (pc-switch, modem-pc, patch cord-patch panel, etc.) são todas feitas com o cabo comum, feito com apenas uma categoria.

Os pontos de rede se ligam ao patch panel diretamente. A ligação entre o patch panel e o switch é feita sob demanda, com cabos comuns (não cruzados), chamados patch cords.

No caso de modem doméstico, cai no segundo parágrafo (cabo comum)

No modem sem roteador com um roteador cai no segundo parágrafo também (cabo comum). Quanto às limitações mínimas, você pode fazer de 30 cm e, se tiver que fazer uma curva no cabo, ela deve ter um ângulo mínimo de 10º (dez graus).

Espero ter ajudado.

Abraço.

Olá Luis,

Apenas uma informação adicional com relação ao patch panel. Quando conectamos nosso PC com o conector jack RJ-45, usamos o patch cord (cabinho azul). Atrás desse conector jack vai ter também um cabo que vai passar por exemplo pelo piso, paredes, teto, etc até chegar na sala do patch panel e ser conectado nele. Posteriormente conectamos o patch panel com o Switch com o patch cord. Esse cabo que conectamos entre o conector jack e o patch panel é chamado de link permanente, justamente porque uma vez instalado não se deve ficar mexendo nele como nós fazemos com nosso patch cords.

Espero ter ajudado!

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software