Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Conexão Switch/Router

Bom dia,

Surgiu uma dúvida no laboratório prático que estou fazendo na versão do Cisco Packet Tracer 7.3.1.0362 nele algumas portas de conexão estão mais atualizadas do que a versão da aula usada pelo professor, como por exemplo as portas do Switch não possuem somente portas FastEthernet 10/100 mas possuo duas portas GigaEthernet 10/100/1000 e no roteador só possuo portas GigaEthernet 10/100/1000.

Minha dúvida é a seguinte, posso realizar a conexão entre Switch na porta (FastEthernet 10/100) e Roteador na porta (GigaEthernet 10/100/1000) isso é correto ? quais os impactos dessa conexão para minha infraestrutura de rede ?

Ou o mais apropriado seria a conexão entre Switch pela porta (GigaEthernet 10/100/1000) e Router pela porta (GigaEthernet 10/100/1000) pois os dois realizariam o mesmo tráfego de volume de dados, quais os benefícios dessa conexão ?

3 respostas

O Fast Ethernet foi criado anterior ao Giga Ethernet. A principal diferença entre eles são as velocidades de transmissão (o primeiro transfere dados de até 100 MB/s e o segundo até 1GB/s). Caso sua conexão seja convencional, isso não acarretaria em diferença alguma. Já se seu serviço de internet é de fibra, com velocidades altas (>100 MB/s) o Fast Ethernet vai comprometer o desempenho em relação a internet contratada.

Espero ter ajudado.

Então o correto seria ligar os computadores e switches em portas Fast Ethernet e realizar a conexão switches e roteadores por portas Giga Ethernet ?

solução!

Sim. Depende da velocidade da internet, se ela for superior a 100 MB/s, a porta Giga Ethernet seria melhor (seria melhor priorizar switches e roteadores, como você apontou). Caso a internet tenha velocidade inferior a 100 MB/s, pode-se usar a Fast Ethernet normalmente.