1
resposta

CONEXÃO REMOTA COM ORACLE XE 18C

Boa noite, preciso configurar o Oracle para ser acessível aos demais dispositivos na minha rede (é uma rede doméstica), o servidor do banco de dados está localizado no meu notebook que uso para o trabalho, as aplicações clientes (algumas estão localizadas no meu desktop, que uso para outros fins e algumas vezes para codificar alguma demanda). No diagrama eu tentei explicar mais ou menos como deve ser feito a comunicação. Dessa forma eu não preciso ficar gerando cópias do meu banco de dados local para ficar transitando entre as máquinas. Com o MySQL e o Postgres eu consegui habilitar o acesso remoto na mesma rede, já no Oracle não consegui, não manjo muito do seu gerenciamento.

Diagrama Explicativo

1 resposta

Oii Pedro, como você está?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Primeiramente, obrigada por compartilhar visualmente o que você deseja obter. Fazer uma conexão remota com o Oracle é algo que pode gerar grandes desafios, pois diferentemente de PostgreSQL e MySQL, seu gerenciamento não é tão simplificado. Porém, deixo abaixo algumas referências para que você veja como fazer a conexão remota via SSH e também, um exemplo da documentação, que por detrás utiliza um IP Fixo e o SQL Developer:

Obs: Ambas referências estão em inglês, mas utilizando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador é possível compreender.

Grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software