Professor, não estou conseguindo seguir com a aula de acesso via SSH, pois ele retorna conexão recusada. Consegue me ajudar, por favor?
Professor, não estou conseguindo seguir com a aula de acesso via SSH, pois ele retorna conexão recusada. Consegue me ajudar, por favor?
Oi, Angelica!
Existem algumas razões comuns para o erro "conexão recusada" ao tentar acessar via SSH. Vou listar algumas verificações que você pode fazer:
Verificar se o SSH está instalado e rodando no servidor: No servidor que você está tentando acessar, execute:
sudo systemctl status ssh
Isso mostrará se o serviço SSH está ativo. Se não estiver, você pode iniciá-lo com:
sudo systemctl start ssh
Verificar a configuração do firewall: O firewall pode estar bloqueando a porta SSH (geralmente a porta 22). Para verificar isso, você pode usar:
sudo ufw status
Se o SSH não estiver listado como permitido, adicione a regra:
sudo ufw allow ssh
Verificar o endereço IP e o nome do host: Certifique-se de que você está usando o endereço IP correto ou o nome do host correto para se conectar ao servidor.
Verificar a configuração do arquivo sshd_config: No servidor, verifique o arquivo de configuração do SSH:
sudo nano /etc/ssh/sshd_config
Certifique-se de que a linha Port 22
não está comentada e que o SSH está configurado para ouvir na porta correta.
Reiniciar o serviço SSH: Após qualquer alteração no arquivo de configuração, reinicie o serviço SSH:
sudo systemctl restart ssh
Verificar a conectividade de rede: Tente pingar o servidor para garantir que ele está acessível:
ping <endereço IP do servidor>
Espero que uma dessas dicas ajude a resolver seu problema de conexão recusada. Bons estudos!
Estou com o mesmo problema, tentei dar os comandos, mas recebo "command not found" pros comandos com ufw e nano.
Olá, Guilherme!
Recomendo que tente usar os passos indicados acima e, caso não obtenha êxito, abra um novo post aqui com as informações de erro para podermos ajuda-lo também.
Bons estudos!