Professor, não estou conseguindo seguir com a aula de acesso via SSH, pois ele retorna conexão recusada. Consegue me ajudar, por favor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Professor, não estou conseguindo seguir com a aula de acesso via SSH, pois ele retorna conexão recusada. Consegue me ajudar, por favor?
Oi, Angelica!
Existem algumas razões comuns para o erro "conexão recusada" ao tentar acessar via SSH. Vou listar algumas verificações que você pode fazer:
Verificar se o SSH está instalado e rodando no servidor: No servidor que você está tentando acessar, execute:
sudo systemctl status ssh
Isso mostrará se o serviço SSH está ativo. Se não estiver, você pode iniciá-lo com:
sudo systemctl start ssh
Verificar a configuração do firewall: O firewall pode estar bloqueando a porta SSH (geralmente a porta 22). Para verificar isso, você pode usar:
sudo ufw status
Se o SSH não estiver listado como permitido, adicione a regra:
sudo ufw allow ssh
Verificar o endereço IP e o nome do host: Certifique-se de que você está usando o endereço IP correto ou o nome do host correto para se conectar ao servidor.
Verificar a configuração do arquivo sshd_config: No servidor, verifique o arquivo de configuração do SSH:
sudo nano /etc/ssh/sshd_config
Certifique-se de que a linha Port 22 não está comentada e que o SSH está configurado para ouvir na porta correta.
Reiniciar o serviço SSH: Após qualquer alteração no arquivo de configuração, reinicie o serviço SSH:
sudo systemctl restart ssh
Verificar a conectividade de rede: Tente pingar o servidor para garantir que ele está acessível:
ping <endereço IP do servidor>
Espero que uma dessas dicas ajude a resolver seu problema de conexão recusada. Bons estudos!
Estou com o mesmo problema, tentei dar os comandos, mas recebo "command not found" pros comandos com ufw e nano.
Olá, Guilherme!
Recomendo que tente usar os passos indicados acima e, caso não obtenha êxito, abra um novo post aqui com as informações de erro para podermos ajuda-lo também.
Bons estudos!