Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Conexão recusada: SSH

Professor, não estou conseguindo seguir com a aula de acesso via SSH, pois ele retorna conexão recusada. Consegue me ajudar, por favor?

3 respostas
solução!

Oi, Angelica!

Existem algumas razões comuns para o erro "conexão recusada" ao tentar acessar via SSH. Vou listar algumas verificações que você pode fazer:

  1. Verificar se o SSH está instalado e rodando no servidor: No servidor que você está tentando acessar, execute:

    sudo systemctl status ssh
    

    Isso mostrará se o serviço SSH está ativo. Se não estiver, você pode iniciá-lo com:

    sudo systemctl start ssh
    
  2. Verificar a configuração do firewall: O firewall pode estar bloqueando a porta SSH (geralmente a porta 22). Para verificar isso, você pode usar:

    sudo ufw status
    

    Se o SSH não estiver listado como permitido, adicione a regra:

    sudo ufw allow ssh
    
  3. Verificar o endereço IP e o nome do host: Certifique-se de que você está usando o endereço IP correto ou o nome do host correto para se conectar ao servidor.

  4. Verificar a configuração do arquivo sshd_config: No servidor, verifique o arquivo de configuração do SSH:

    sudo nano /etc/ssh/sshd_config
    

    Certifique-se de que a linha Port 22 não está comentada e que o SSH está configurado para ouvir na porta correta.

  5. Reiniciar o serviço SSH: Após qualquer alteração no arquivo de configuração, reinicie o serviço SSH:

    sudo systemctl restart ssh
    
  6. Verificar a conectividade de rede: Tente pingar o servidor para garantir que ele está acessível:

    ping <endereço IP do servidor>
    

Espero que uma dessas dicas ajude a resolver seu problema de conexão recusada. Bons estudos!

Estou com o mesmo problema, tentei dar os comandos, mas recebo "command not found" pros comandos com ufw e nano.

Olá, Guilherme!

Recomendo que tente usar os passos indicados acima e, caso não obtenha êxito, abra um novo post aqui com as informações de erro para podermos ajuda-lo também.

Bons estudos!