Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Conexão Raspberry com a Cloud AWS (3G, Satellite, wifi... ?) Equipamentos agrícolas

Boa tarde Ricardo Merces, acabei de finalizar seu curso e primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente conteúdo. Estou começando a conhecer o universo IoT e estou procurando conhecer melhor o Raspberry Pi e a linguagem Python 3. Tenho um projeto de introduzir a telemetria nos equipamentos agrícolas de irrigação (trabalho numa empresa que fabrica motobombas diesel p/ irrigação) e gostaria de integrar o Raspberry Pi para comunicar com os sensores de temperatura, pressão de óleo, rotação, vazão, pressão etc do motobomba e enviar isto para a AWS (como no curso), porém em muitos casos o equipamento fica no meio do nada... sem area de cobertura 3G, GSM... acho que só por satélite... tem como fazer a comunicação do Raspeberry Pi dessa forma com a AWS? Uma vez os dados no banco Dynamo DB podemos dalí criar uma webapp para enviar pra um dashboard ou app... mas o desafio é fazer o equipamento comunicar com a AWS. O que estão usando no mercado pra isso? Grato!

4 respostas

Oi Samuel, precisa disso em tempo real? Fiz um projeto semelhante, captando dados em regiões agrícolas, mas no meu caso eu guardo os dados coletados na raspberry e quando consigo conexão envio os dadod para uma API. Nesse caso fiz um script em Python para fazer esse trabalho

solução!

Caro Samuel, Existem várias formas de conexão das mais simples as mais complexas. O ponto em questão está nos custos envolvidos. Por exemplo: A comunicação via satélite geralmente é muito cara , outra forma seria através de RF que também envolve a construção de uma infraestrutura ou mesmo uma rede wifi que faria a conexão do ponto remoto até um ponto onde haja algum tipo de conectividade. Tudo depende da região, terreno e outros fatores!

Olá Thiago! Muito interessante! De início não preciso de dados em tempo real, poderia ser feito da forma como você resolveu o seu caso. Porém num segundo momento, a tendencia vai ser não só monitorar como também ligar/desligar equipamentos e outras intervenções remotas. Se puder compartilhar seu contato posso detalhar melhor. Grato!

Obrigado Ricardo! É o que estava pensando. A infraestrutura de comunicação para IoT no Brasil ainda será um grande desafio, dependendo da região/condição de projeto. Estive pesquisando sobre a LoRA WAN e achei bem promissor, mas deve demorar ainda para começar a funcionar. Mais uma vez muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software