Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Conexão Oracle 12c

Boa noite como faco para conectar o php no oracle 12c alguém poderia passar um exemplo

7 respostas

Borges, boa tarde!

Pra que eu possa te ajudar melhor, poderia me dizer qual sistema operacional está usando? e se está usando o Xampp.

Assim eu posso lhe dar uma resposta mais concreta

Aguardo sua resposta e bons estudos!

Opa boa tarde, ja tentei nos dois mas estou com xampp agora mas sem sucesso os dois eu falo xampp e wampp windows10

solução!

Borges, boa tarde!

Para fazer a conexão com o um banco de dados oracle, nós não usamos o mysqli e sim o oci que é um equivalente para a oracle. Abaixo vou deixar o exemplo de instalação da própria documentação e um video tutorial

Para fazer a conexão é necessário usar o oci_connect, abaixo vou deixar um exemplo de conexão com o oci_connect:

$conexao = oci_connect('usuario', 'senha', '127.0.0.1/nome_servico');

if (!$conexao) {
    $erro = oci_error();
    trigger_error(htmlentities($erro['message'], ENT_QUOTES), E_USER_ERROR);
exit;
}

Para entender mais é necessário ler a documentação com as funções de manipulação do banco: https://www.php.net/manual/pt_BR/ref.oci8.php

Espero ter ajudado e bons estudos, se tiver alguma dúvida fique livre para usar o fórum!

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function oci_connect() in C:\xampp\htdocs\loja\conecta.php:5 Stack trace: #0 C:\xampp\htdocs\loja\produto-lista.php(2): include() #1 {main} thrown in C:\xampp\htdocs\loja\conecta.php on line 5

Fala, Borges!

Sempre que precisar se conectar com um banco em PHP, PDO é a resposta!

https://www.php.net/manual/en/ref.pdo-oci.connection.php

Nessa URL você tem um exemplo de como escrever a string de conexão.

Só tenha certeza de que a extensão pdo_oci tá habilitada na sua instalação do PHP.

;-)

Outra coisa: XAMPP (e/ou wampp) não é uma ferramenta muito interessante hoje em dia.

Ainda mais se você está utilizando um banco que não é o MySQL (pois o XAMPP já traz o MySQL).

O ideal é no ambiente de desenvolvimento ter o PHP instalado e utilizar o servidor integrado (php -S) para realizar seus testes, pois nos poupa de preocupações com infra.

;-)

consegui subir mas tive que parar o serviço do mysql no wampp obrigado pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software