Boa noite como faco para conectar o php no oracle 12c alguém poderia passar um exemplo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite como faco para conectar o php no oracle 12c alguém poderia passar um exemplo
Borges, boa tarde!
Pra que eu possa te ajudar melhor, poderia me dizer qual sistema operacional está usando? e se está usando o Xampp.
Assim eu posso lhe dar uma resposta mais concreta
Aguardo sua resposta e bons estudos!
Opa boa tarde, ja tentei nos dois mas estou com xampp agora mas sem sucesso os dois eu falo xampp e wampp windows10
Borges, boa tarde!
Para fazer a conexão com o um banco de dados oracle, nós não usamos o mysqli e sim o oci que é um equivalente para a oracle. Abaixo vou deixar o exemplo de instalação da própria documentação e um video tutorial
Para fazer a conexão é necessário usar o oci_connect, abaixo vou deixar um exemplo de conexão com o oci_connect:
$conexao = oci_connect('usuario', 'senha', '127.0.0.1/nome_servico');
if (!$conexao) {
$erro = oci_error();
trigger_error(htmlentities($erro['message'], ENT_QUOTES), E_USER_ERROR);
exit;
}Para entender mais é necessário ler a documentação com as funções de manipulação do banco: https://www.php.net/manual/pt_BR/ref.oci8.php
Espero ter ajudado e bons estudos, se tiver alguma dúvida fique livre para usar o fórum!
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function oci_connect() in C:\xampp\htdocs\loja\conecta.php:5 Stack trace: #0 C:\xampp\htdocs\loja\produto-lista.php(2): include() #1 {main} thrown in C:\xampp\htdocs\loja\conecta.php on line 5
Fala, Borges!
Sempre que precisar se conectar com um banco em PHP, PDO é a resposta!
https://www.php.net/manual/en/ref.pdo-oci.connection.php
Nessa URL você tem um exemplo de como escrever a string de conexão.
Só tenha certeza de que a extensão pdo_oci tá habilitada na sua instalação do PHP.
;-)
Outra coisa: XAMPP (e/ou wampp) não é uma ferramenta muito interessante hoje em dia.
Ainda mais se você está utilizando um banco que não é o MySQL (pois o XAMPP já traz o MySQL).
O ideal é no ambiente de desenvolvimento ter o PHP instalado e utilizar o servidor integrado (php -S) para realizar seus testes, pois nos poupa de preocupações com infra.
;-)
consegui subir mas tive que parar o serviço do mysql no wampp obrigado pela ajuda.