Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

12
respostas

Conexão falhou

Olá, poderiam me ajudar com esta dúvida? Até agora deu tudo certo, porém não estou conseguindo conectar o Analysis Service ao servidor. Fiz o passo a passo renomeando o usuário conforme orientação da aula anterior e não tive problemas. O que acho estranho é que quando pede a autenticação do windows, o nome do servidor está como "local" e também não habilita o campo de senha. A mensagem de erro que aparece é esta logo abaixo:

TÍTULO: Conectar ao Servidor

Não é possível conectar-se a (local).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

A connection cannot be made. Ensure that the server is running. (Microsoft.AnalysisServices.AdomdClient)

Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente 127.0.0.1:2383 (System)

BOTÕES:

OK

Obrigado!

12 respostas

Oi Antonio, tudo bem contigo? Espero que sim.

Verifique essa aula aqui: Alterando usuário do serviço e vê se fez alguma coisa diferente em algum dos passos.

Também pode ser que ao instalar o SQL Server, não foi instalado o Analisys Server. Compensa verificar isso também.

Me avise qualquer coisa, tá bom? :)

Oi Maria, já havia repassado a aula de alteração de usuário e não fiz nada de diferente, inclusive eu fechei esta aula sem nenhum problema.

Oi Maria, saberia me dizer qual o curso / aula dentro do módulo de "business intelligence" em que foi feita a primeira configuração do SQL Server? Queria revisar esta configuração pra saber se não foi algo lá.

Oi Antonio,

A aula é essa. Me avise qualquer coisa :)

Revisei todo o procedimento e retorna a mesma mensagem impossibilitando a conexão do analysis services ao servidor.

Antonio,

De acordo com umas pesquisas que eu fiz, esse erro está relacionado ao usuário que não consegue fazer o logon. Verifica se ele está correto, tanto o usuário quanto a senha. Lembrando que a senha é a mesma que usou para criar o banco de dados SQL Server e que ao conectar, deve aparecer o user que selecionou ao alterar.

Vi em um fórum que ao trocar para a conta local, resolve o problema. Dê uma olhadinha aqui.

Me avisa qualquer coisa.

Vou tentar. Obrigado!

Maria, não sei se é o motivo, mas depois de reinstalar quase tudo, tem algo que ainda não corrigi e que de certa forma, pode estar causando isto.

Quando entro em ferramentas administrativas para configurar como fazer o login (conforme aula), eu tento vincular a "Esta Conta", que está com meu nome, só que a senha, aparece a que criei lá no começo na instalação do SQL (Ela é diferença da que acesso o windows).

Será que não é este conflito que está ocorrendo? Outra coisa, uma última tentativa antes de jogar a toalha, tem como eu fazer um backup de tudo que fiz até agora e desinstalar o sql de minha máquina, e quando eu voltar, conseguir salvar tudo o que fiz até agora?

Eu também já tentei deixar como servidor local, conforme você havia orientado, só que continua aparecendo a mensagem de não conseguir conectar ao servidor.

Antonio,

Sim, está correto. A senha utilizada é a que você criou ao instalar o servidor de banco de dados. Não tem problemas em ser diferente da do Windows. Ao abrir o logon para o Analysis Services no Management Studio, é feito o login com a autenticação do Windows por isso realizamos aquela alteração na aula.

Sim, pode fazer o backup do banco de dados e restaurar ele depois de reinstalar. Ou pode restaurar o ambiente igual o professor explica em aula.

Se precisar de alguma ajuda a mais com isso, me fale :)

Oi Maria, desinstalei tudo relacionado a SQL que estava em minha máquina e após instalar novamente, deu certo. O problema agora (sempre tem um, ahahah) é que o visual studio perdeu o link com o SQL, tem algum modo de eu importar as tabelas que estão no SQL ou vou ter que iniciar o projeto do zero?

Estou perguntando isto, pois como eu recuperei os dois databases no SQL (DW_SUCOS e FONTES_DB), praticamente está tudo pronto.

Oi Antonio,

Que bom que agora deu certo. No caso agora é só fazer as conexões com o banco de dados novamente, naquela parte de criar conexão no fluxo de dados, e verificar se cada origem está ok.

Me avise qualquer coisa :)