percebi que o jeito que o instrutor fez a conexao com o banco foi bem especifica. Como eu chegaria nesta solucao sozinho se eu estivesse trabalhando em outro projeto por exemplo?
percebi que o jeito que o instrutor fez a conexao com o banco foi bem especifica. Como eu chegaria nesta solucao sozinho se eu estivesse trabalhando em outro projeto por exemplo?
Olá, João! Como vai?
Quando estamos aprendendo ou trabalhando com tecnologias como FastAPI e bancos de dados, é comum seguir exemplos e tutoriais, mas é importante também desenvolver a habilidade de adaptar essas soluções para diferentes contextos.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a chegar a soluções por conta própria:
Entenda o Conceito: antes de implementar, é essencial entender o conceito por trás do que você está fazendo. Por exemplo, no caso de conexões com bancos de dados, compreender como o SQLite funciona e como o Python interage com ele pode te ajudar a adaptar o código para diferentes bancos de dados ou necessidades.
Documentação e Comunidade: a documentação oficial do SQLite e do Python é um ótimo recurso para entender as funcionalidades disponíveis. Além disso, participar de comunidades como Stack Overflow pode te dar insights sobre diferentes abordagens para resolver problemas comuns.
Prática e Experimentação: tente recriar o exemplo em um projeto separado e faça pequenas modificações para ver como o sistema se comporta. Por exemplo, tente mudar o banco de dados de SQLite para outro, como PostgreSQL, e veja o que precisa ser alterado no código.
Desenvolvimento Iterativo: comece com uma solução simples e vá incrementando a complexidade conforme necessário. Por exemplo, inicie com uma conexão básica e depois adicione funcionalidades como transações ou gerenciadores de contexto.
Estudo de Casos: analise como outras aplicações implementam conexões com bancos de dados. Projetos open-source são ótimas fontes de aprendizado.
No exemplo que você mencionou, o instrutor utiliza o SQLite com um gerenciador de contexto para garantir que a conexão seja aberta e fechada corretamente, o que é uma boa prática para evitar problemas de recursos. Essa abordagem pode ser adaptada para outros tipos de banco de dados, mantendo a lógica principal.
Espero ter ajudado e bons estudos!