Professor, posso definir qualquer ip para fazer a conexão com hub. Posso escolher qualquer ip, como funciona?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Professor, posso definir qualquer ip para fazer a conexão com hub. Posso escolher qualquer ip, como funciona?
Na realidade existem 3 classes de IP, Classe A,B e C. O interessante é você verificar o IP que vai ser gerado automaticamente ou criar um IP só para testar se for por um aplicativo exemplo: 192.168.x.x; 10.10.x.x , etc. De forma que fiquem na mesma rede tipo Hub A vai ter 2 PCs e os IP 10.10.1.14 e 10.10.1.15 é só um exemplo. O Hub B vai ter 2 PCs e os IPs serão 10.10.2.14 e 10.10.2.15.
Complementando o que o Carlos disse, você deve utilizar um IP privado para configurar o hub. Segue tabela de IPs privados:
Classe A: 10.0.0.0 - 10.255.255.255
Classe B: 172.16.0.0 - 172.31.255.255
Classe C: 192.168.0.0 - 192.168.255.255
IPs privados são exclusivos para redes privadas (internas) e não são roteados na internet. Ou seja, geralmente você tem 1 ou alguns IPs públicos e vários IPs privados dentro da sua rede interna, seja uma empresa ou sua casa mesmo. Todos esses IPs privados saem para a rede externa (internet em si) através do(s) IP(s) público(s) que você tiver. Essa conversão de privado para público é feita no roteador através de um protocolo chamado NAT.
Veja bem, estamos falando de IPv4 que não é a versão mais atual do protocolo IP, porém continua servindo tranquilamente para redes internas. Há alguns anos atrás, entrou em vigor o IPv6, que consiste em um formato hexadecimal de identificação, possibilitando muito mais endereços a serem utilizados, uma vez que o IPv4 chegou ao seu limite :)
Boa Bruno
Obrigado se pudesse marcaria 2 como solução. vlw!
Te agregar conhecimento e trocarmos experiência é o que importa :)
Com certeza