1
resposta

Conexão com diversos bancos na mesma aplicação

Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Estou precisando criar uma aplicação web simples para testar desempenho de SGBDs. Eu vou precisar acessar o banco de uma máquina onde a aplicação estará alocada e inserir esses dados em 3 máquinas diferentes da rede, cada uma como SGBD diferente (MySQL, PostgreSQL e FireBird). Na classe de conexão que vimos no curso, empregando PDO, como eu poderia modelar isso? A princípio pensei em criar atributos PDO que sejam respectivos para cada um dos bancos, com as strings dos drives, passando por injeção de dependência... Esse seria o caminho certo? Desde já obrigado pela atenção.

1 resposta

Bom dia André!

Na minha visão, o que você poderia fazer, seria ter sua classe de conexão com banco(o que provável que você já tenha), e criar um arquivo dotenv e colocar suas configurações para cada banco lá (https://github.com/vlucas/phpdotenv). Assim basta que na sua classe de conexão você use as variáveis do seu .env para aplica-las no seu PDO.

Ao meu ver, é uma solução simples, que talvez possa te ajudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software