Gostaria de saber, como faço para quando eu rodar o servidor, apareça no console que a conexão foi realizada ou se deu erro. No meu caso, estou utilizando o MySQL.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber, como faço para quando eu rodar o servidor, apareça no console que a conexão foi realizada ou se deu erro. No meu caso, estou utilizando o MySQL.
Oi, Leonardo! Tudo bem?
Para ver no console se a conexão com o banco de dados foi realizada com sucesso ou se houve algum erro, podemos adicionar um bloco de código que faz essa verificação logo após a configuração do Sequelize. No arquivo principal, onde configuramos a conexão com o banco de dados, podemos adicionar o seguinte código:
const { Sequelize } = require('sequelize');
// Configurações do banco de dados
const sequelize = new Sequelize('database_development', 'root', null, {
host: '127.0.0.1',
dialect: 'mysql'
});
// Função para testar a conexão
async function testConnection() {
try {
await sequelize.authenticate();
console.log('Conexão com o banco de dados foi realizada com sucesso!');
} catch (error) {
console.error('Não foi possível conectar ao banco de dados:', error);
}
}
// Chama a função para testar a conexão
testConnection();
Configuramos o Sequelize com os dados do nosso banco de dados MySQL, usamos a função testConnection que tenta autenticar a conexão com o banco de dados usando o método authenticate do Sequelize e por fim usamos o bloco try...catch, de forma que, se a conexão for bem-sucedida, uma mensagem de sucesso é exibida no console, porém, se ocorrer um erro, a mensagem de erro será exibida.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!
Ahhh entendi. Muito obrigado !