Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Conectar planilha baixada ao Excel do Google Drive

Olá, tô tentando seguir o curso, mas o que ele ala no vídeo não se aplica a minha realidade aqui.
Baixei a planilha com dados, conforme ele mostrou, porém, aqui no meu computador só tenho o Excel do Google Drive pra poder testar. Mas o que me é mostrado no menu são outras possibilidades, logo, não consigo seguir como o aprendizado do curso.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ola!

O curso está ensinando Excel com Power Query, enquanto você está usando o Google Planilhas (Google Sheets). O menu Dados → Conectores de dados que aparece na sua tela é um recurso do Google Planilhas e não é o Power Query mostrado no curso.

O que isso significa

• Arquivo baixado: provavelmente é uma planilha .xlsx ou outro arquivo de dados.
  • Excel + Power Query: permite importar, transformar e combinar dados por meio do Power Query.
  • Google Planilhas: consegue abrir arquivos do Excel, mas não oferece o Power Query com os mesmos recursos e menus.
  • Portanto, seguir exatamente o vídeo do curso usando apenas o Google Planilhas não será possível.

O que você pode fazer

1. Melhor opção: usar o Excel instalado no computador
Se o curso exige especificamente o Power Query, essa é a opção mais adequada. O arquivo baixado pode ser aberto no Excel e, então, você deverá encontrar as ferramentas de importação/transformação de dados correspondentes ao vídeo.

2. Usar uma versão do Excel compatível com Power Query
Se você não possui o Excel instalado, vale verificar se sua instituição, empresa ou faculdade oferece acesso ao Microsoft 365/Excel. O ponto importante é ter acesso a uma versão do Excel que disponibilize o Power Query necessário para a atividade.

3. Fazer uma adaptação para o Google Planilhas
É possível importar os dados para o Google Planilhas e realizar algumas transformações por lá, mas os passos serão diferentes dos apresentados no curso. Isso pode servir para trabalhar os dados, porém não reproduzirá a atividade de Power Query exatamente como foi ensinada.