4
respostas

Conectar Google Charts a um banco de dados MySQL

Já entendi, pelo que vi no curso e em algumas discussões nesse fórum, que para fornecer dados a um google chart é preciso antes converter esses dados a um formato JSON que o google chart entenda (Google-Chart-compliant JSON).

Queria saber se já se tem conhecimento de algo pronto (programa, biblioteca, etc.) que faça a conversão dos dados de uma tabela de um banco mysql para o formato JSON exigido pelo google chart. Se for em node.js, melhor ainda :)

4 respostas

Oi Claudio, pesquisando aqui encontrei esse pacote: https://www.npmjs.com/package/sql-to-json

Pessoalmente nunca usei, nem sei se resolve seu problema. Testa pra gente e vê se é isso mesmo?

Oi Wanderson,

Pois é, eu já tinha visto esse pacote também. E ele realmente gera um JSON a partir do SQL.

Só não sei se ele gera o JSON no formato que o Google Chart exige. Sei que ele tem um arquivo (structure file) onde você pode configurar o formato do JSON de saída (output file), mas pelo que eu pude observar, não me parece que dê pra gerar no formato do google chart. Vamos ver.

O que eu pude descobrir foi um código em PHP que faz essa conversão, que eu vi aqui:

http://www.agcross.com/2015/01/connecting-a-google-chart-to-a-mysql-database-part-2/

Inclusive postei isso na discussão abaixo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-grafico-com-dados-do-servidor-14080

Mas o que eu queria saber era se já havia algo similar feito em node.js, só pra não ter que reinventar a roda. Mas se for o jeito, vamos à luta :)

Se você pode montar a estrutura pro output file Claudio, qual é a restrição? É só especificar a estrutura e se ele gerar, já tá tudo certo, como é um pacote npm, roda no node sim.

Oi novamente, Wanderson,

Pode ser mesmo que eu ainda não tenha visto, é que eu realmente ainda não pude olhar com calma; são mais de 14 itens de configuração, e eu ainda não examinei com profundidade pra saber exatamente qual a relação de cada item com o conteúdo gerado no arquivo de saída. Mais especificamente, nessa minha primeira olhada superficial (só fiz ler o texto descritivo e o exemplo dado), não consegui ver como fazer pra gerar os colchetes, e os vários "c's", "v's" e "f's", como no exemplo abaixo:

Mas ainda vou fazer os testes de fato. É que eu tô sofrendo com os deadlines aqui :)

Se você já tiver conseguido fazer uma conversão de exemplo, nesse sentido, agradeço a divulgação ;-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software