5
respostas

Conectar em VPN e Redes Wirelress pelo PowerShell

Qual o comando para poder conectar em uma determinada VPN e/ou rede WIFI?

Consigo visualizar a VPN por "get-vpnconnection" por exemplo, mas não consigo encontrar a maneira de conectar.

5 respostas

Olá, Paulo. Tudo bom?

Confesso que nunca tentei fazer isto. Fiz uma busca na documentação e, nativamente, o PowerShell não possui um módulo com esta função.

Encontrei este script PowerShell (não testei) na galeria technet que poderá te ajudar: https://gallery.technet.microsoft.com/scriptcenter/VPN-Connect-506849c8

É um script que faz uso do utilitário rasdial.exe. O script detecta o status da conexão VPN e executa a função inversa. Se conectado, ele será desconectado. Se desconectado, ele será conectado.

Isto te ajuda?

Abs.

Lá na empresa tem uma pequenas tarefas que compões uma rotina diária de testes.

A ideia é automatizá-los.

Testei o script e não consegui fazer funcionar, porém conhecer o comando radial deverá poder me ajudar.

De qualquer modo, muito obrigado!

Agora, estou apanhando para formatar a saída de dados. Uso o comando:

Get-VpnConnection -Name "VPN" | format-wide -Property ConnectionStatus

Se a VPN não estiver conectada, ele retorna o valor "Disconnect". A questão é que o retorno não vem limpo como uma string normal. Na saída, acima do "Disconnect" fica com um espaço que eu não consigo remover.

Não achei o método que limpa esses espaços.

Olá, Paulo.

Você pode simplificar e usar a sintaxe:

(Get-VpnConnection -Name "VPN").ConnectionStatus

Funcionou?

Abs.

Funcionou sim. O PowerShell não sugeriu usar o ".ConnectionStatus", por isso não encontrei.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software