Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Conectar ao Oracle Express no Oracle Linux

Não consigo me conectar ao banco de dados XE, sempre ocorre o erro de 'The Network Adapter could not establish the connection'. Utilizo a versão 7.9 do Oracle Linux em uma máquina virtual no Virtual Box. Instalei o JDK 15 e o Oracle Express normalmente, porém, quando tento me conectar via SQL Developer, ocorre o erro de conexão como citado acima.

Já tentei me conectar com as configurações ensinadas no vídeo, pelo instrutor, mas sem sucesso.

Segue tentativa 1:

Segue tentativa 2:

Meu arquivo tnsnames.ora:

Meu arquivo listener.ora:

Espero que com essas informações, alguém possa me ajudar a respeito.

2 respostas
solução!

Olá Joamir, tudo bem?

Peço desculpas pela demora no retorno!

Aparentemente as suas configurações estão corretas, então Joamir, vamos verificar se o Listener, um dos serviços Oracle, realmente está ativo.

Acesse o prompt de comando e execute o seguinte comando:

lsnrctl status

E Disponibiliza o resultado do comando aqui pra gente!

Aguardo o seu retorno!

Olá Danielle, o problema era esse mesmo. Como desligo a máquina virtual toda vez que termino de estudar, o arquivo listener é desativado, e ao ligar a máquina virtual, eu tenho que iniciá-lo novamente.

Utilizei o comando: # /etc/init.d/oracle-xe-18c start que achei na documentação da Oracle sobre como iniciar o Banco de Dados XE em https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/18/xeinl/starting-and-stopping-oracle-database.html e o resultado foi esse:

[root@localhost jmoraes]# /etc/init.d/oracle-xe-18c start
Starting Oracle Net Listener.
Oracle Net Listener started.
Starting Oracle Database instance XE.
Oracle Database instance XE started.

Após, tentei me conectar ao banco Oracle e deu certo a conexão.

Obrigado pela ajuda!