Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Conectando ao banco de um cliente de banco de dados.

Como seria a configuração para que em minha máquina (desktop) realizasse a comunicação com o banco MySQL? Eu criei um Security Group contendo a porta 3306 (inbound) porém mesmo assim não consegui se conectar.

4 respostas

Olá Sergio, tudo bem? Não entendi muito bem, você está com dúvida em como fazer sua máquina se conectar com um banco de dados MySQL, porém esse banco de dados sendo executado dentro de uma instância EC2 é isso? Ou é usando algum serviço de banco de dados em nuvem como RDS por exemplo? Bem se o banco de dados estiver executando dentro de uma instância EC2, você deve além de conceder acesso ao Security Group, você precisa adicionar a máquina nesse Security Group e também verificar as regras de firewall também. Se puder dar mais detalhes sobre o seu problema seria melhor, assim podemos ti dar uma solução melhor!

Na verdade estou querendo acessar o meu banco de dados RDS (rodando como serviço) da minha máquina desktop de desenvolvimento utilizando por exemplo o DBeaver... Tentei configurar o security group para disponibilizar a porta 3306 para a internet (da mesma forma que foi feito no exemplo do ssh) mas não funcionou....acho que estou esquecendo de algum detalhe...

Entendi o que você quer fazer, bem isso acontece porque você deve está usando a Virtual Private Cloud (VPC) padrão, e na padrão apenas outros serviços da AWS podem acessar o RDS, então você deve usar a opção Create new VPC na seção Connectivity quando estiver criando o banco de dados, e isso não pode ser alterado depois que o banco de dados for criado, e também não esquecer de marcar a opção Yes na parte de Publicly accessible que fica dentro da opções do dropdown Additional connectivity configuration.

Veja um exemplo: https://imgur.com/a/yHDXEjV

E note que o login eu fiz usando o próprio cliente do MySQL com o comando:

mysql -h database-f.c3iflzefgo0i.sa-east-1.rds.amazonaws.com -P 3306 -u admin -p

Espero ter ajudado!

solução!

Opá!

Muitíssimo obrigado. Funcionou perfeitamente.

Mais uma vez muito obrigado pela atenção e pelo apoio! :)