1
resposta

Condições lógicas no diálogo

Como eu faço para negar uma condição lógica das entidades num diálogo. Eu sei que esse pode não ser o melhor exemplo mais se eu tivesse uma regra para o SP e outra para o RJ e demais cidades ou não poderia fazer um nó do tipo. Cidade São Paulo e outro como Cidade Não São Paulo? Vocês tem alguns exemplos Lógicos de como fazer essas combinações no watson.

1 resposta

Oi Elton,

temos sim uma condição de negação no diálogo, podemos fazer isso usando a ! (exclamação). Ela representa o nosso não.

Então, para dizermos que uma cidade não é igual a São Paulo, ou, falando de outro modo, que ela é diferente de São Paulo, usamos:

@cidade != 'São Paulo'

Você pode ter uma condição de entrada em um nó identificando uma cidade como São Paulo com @cidade = 'São Paulo' e outro identificando algo diferente dela com @cidade != 'São Paulo' sem problemas.

Isso também funciona para uma intenção. Podemos negar intenções também, então, teríamos algo como:

! #entrega-de-produto

Podemos ler a linha acima como diferente da intenção entrega-de-produto.

Como você citou combinações, caso você queira uma condição positiva para uma cidade ou intenção e negativa para outra no mesmo nó, aí usamos os conectores e e ou, que são os and e or em inglês.

Uma coisa importante é que ao usarmos =, a condição vai ser verdadeira apenas se o que vier depois do igual for a palavra 'São Paulo' e quando você usar o !=, a condição vai ser verdadeira para qualquer coisa além de 'São Paulo'. É uma inversão.

Você também pode ver mais exemplos aqui nessa parte da documentação (em inglês).

Espero ter esclarecido, se precisar, ou quiser que eu comente algum exemplo específico, basta postar aqui novamente. o/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software