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Concorrência

Já tinha lido o livro e mesmo assim, está sendo muito bom o curso.

Talvez esteja me adiantando, mas como justificar um serviço que tem concorrentes fortes como Uber?

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Caro Fernando,

Obrigado pela sua postagem!

A análise dos concorrentes e da fatia de mercado (market share) que por exemplo a Uber possui é um dos itens para definição de um modelo de negócios no segmento de transportes.

Lembre-se que concorrentes fortes, usualmente impõem barreiras para novos entrantes, daí uma das razões para quebra de novas empresas nos seus primeiros meses de vida.

No entanto, pense no desenvolvimento do modelo de negócios da própria Uber anos atrás, imagina o que ela não precisou pensar e exercitar em como lidar com as cooperativas de taxis que dominavam o segmento de transporte particular de passageiros na ocasião!?

Como ela fez isso, basicamente pensando em atender ao mercado por diferenciação na qualidade nos serviços prestados que era sem dúvida uma fraqueza em termos dos tis. O que a permitiu começar a ganhar mercado, escala e um pouco mais a frente a possibilidade de ofertar um serviço de menor custo ao usuário final.

Atualmente, já estamos vendo a Uber querer ampliar, diversificar e investir sua atuação para segmentos como por exemplo transporte de refeições (Uber eats), aí você como empreendedor pode refletir será que ela está fazendo este investimento, por já entender que a expansão dela no segmento de transporte já não atingiu um ápice de crescimento e que ela precisa diversificar sua atuação para se manter em crescimento? E aí não seria a hora considerando que há ainda uma crescente demanda por mobilidade e transporte de passageiros de novas empresas tentarem obter clientes que são 100% adeptos da Uber.?

Lembre-se que hoje em dia as pessoas e consumidores tem cada vez mais privilegiado experiências e com isso, cada vez menos elas são fiéis o tempo todo a marcas e empresas!

Bons estudos e sucesso nos negócios!