Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Concordo com o Ailton, tá faltando prática

Concordo completamente com o tópico do Ailton, inclusive não sei porque fechar um tópico tão rápido, queria debater por lá pra não repetir o assunto. Tenho muita experiencia, inclusive com sala de aula, e acho que tá faltando didatica nos cursos, estou no 3o curso seguido no mesmo "sistema". Com 3 certificados mas sem ter o que mostrar pois o sistema é infinito. Essa aula msm de verificação de propriedades e tipos eu já estou considerando perdida e pelo 3o dia me peguei procurando outros cursos na web. Fiz um curso na Udemy que em metade do curso eu já tinha 4 projetos completos para mostrar, simples, mas finalizaveis, tá faltando desafios aqui, a gente fica só copiando codigo e o codigo vai ficando mais complexo sem saber quando poderemos usar, ou quando vamos ter um caso como esse banco pra copiar. Na minha opinião a Alura tem que dar tarefas reais vez ou outra para que o assunto grave, olha, com o que vc aprendeu nesse curso vc pode criar um jogo de dados, olha com o que vc aprendeu nesse outro vc pode criar um site simples, aqui eu tenho me sentido uma maquina de xerox, ou no maximo lendo um livro, pra terminar e ganhar o certificado é fácil, pra por em pratica sem nem saber se sabemos o assunto vai ser bem dificil, é realmente complexo.

5 respostas

Oi, Bruno, tudo bem?

O tópico é fechado depois de duas semanas sem atividades.

Os dois cursos de Orientação a Objetos com Javascript são introdutórios e não tem a intenção de ser um projeto completo, com banco de dados e com a parte de front end. O objetivo desses cursos é apresentar os conceitos de Orientação a Objetos com a linguagem Javascript para quem está iniciando nesse paradigma assim como na linguagem, é um curso muito mais conceitual do que prático, lembrando que OO é um paradigma complexo, por isso que o foco do curso é em esclarecer os conceitos. Nós temos outros cursos com projetos mais completos em orientação a objetos em Javascript, seguem:

Para um site, temos a formação front-end que traz muitos curso que exploram elementos do universo web: https://cursos.alura.com.br/formacao-html-e-css

Boa Tarde Bruno e a todos,

concordo completamente com você e acrescento mais, além dos desafios e exercicios que estão deixando a desejar nos cursos, gostaria de dizer que em minha experiência (completamente novo em programação e JS) os cursos mais tem me deixado perdido e desmotivado do que ajudado, com uma didática fraca (sem dúvida o professor demonstra dominar o assunto) onde o professor parece estar correndo contra o tempo e simplesmente narrado o código que esta escrevendo. Em questão de 2 horas de estudo em JavaScript quando paramos para olhar temos um código copiado do professor com assunto que julgo ser complexo (avançado) e sem capacidade de reproduzir por conta. Resultado disto é que estou buscando outras fontes (livros e outros cursos) para entender um assunto que esta sendo passado no curso. Fico um pouco frustrado com essa experiência na Alura, assinei por ser uma plataforma com conteúdo organizado e centralizado, mas a qualidade não tem sido o que esperava para alguém tão iniciante como eu. Espero que todos entendam o meu feedback como algo construtivo.

Olá Laís, obrigado pela resposta, e até entendo, mas por o curso estar numa formação react ele poderia sem problema gerar projetos simples, ou cria um curso simples introdutório, ou cria um curso complexo com projetos, esse é mega complexo e sem projeto o que deixa a gente perdido. Eu simplesmente larguei a formação. Achei outro curso na Internet e já estou aprendendo react com projetos. Sobre a formação front end alguém tem que rever os cursos iniciais urgentemente, o site do salão de beleza é, desculpe a franqueza, horrível e impublicavel em um portifolio em 2020, trabalhei com web em 2002 e tínhamos sites bem mais apresentáveis, meu conselho pra esses casos é copiar um site qualquer da Internet, mesmo que seja um salão de beleza, e ir fazendo aos poucos, assisti o curso todo achando que teríamos algo melhor no fim. Bom a solução pra mim está sendo começar o curso aqui e em caso de ditado de código procurar algo fora, literalmente está sendo ótimo para saber o que estudar e não ficar perdido em um mundo de assuntos.

Oi, Bruno!

Obrigada pelo feedabck. O foco dos cursos aqui na plataforma é trazer o essencial para que cada aluno crie o seu próprio. Os cursos que te passei acima são de um projeto simples de cadastros de negociações cuja base é de paradigma de Orientação a Objetos, o foco a priori é na teoria e prática sempre.

Sobre os cursos de HTML e CSS, a intenção é ensinar o básico e o intermediário sobre essas ferramentas, sem foco em UI ou UX ou Design. Para esses casos, temos os cursos:

https://cursos.alura.com.br/course/front-end-ui-paralaxe-carrossel

https://cursos.alura.com.br/course/guia-estilos-paginas-componentes

E você pode sugerir melhorias e cursos aqui:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwKyaSvuFXK9SmMJoLPuYAS2qD_XAAnZPxMZij9qVeflbhBg/viewform

Obrigada, Bruno pelo retorno!

solução!

Oi, Lucas!

O curso de Orientação a Objetos com Javascript é introdutório. O Paradigma de Orientação a Objetos é complexo merece ir à documentação e à livros para complementar no que é dado em curso, se ficar alguma aresta solta ou vir ao fórum para tirar suas duvidas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software