2
respostas

Conclusão sobre o que influencia no valor da gorjeta

Olá.

No final, o que podemos então concluir? O valor da gorjeta não é influenciado por nenhum fator (sobremesa, dia da semana, hora do dia)?

Os testes de hipótese se concentraram no valor da conta e na porcentagem (taxa de gorjeta com relação ao valor da conta), então não compreendi se algum fator de fato influenciou a gorjeta. Eu entendo que não, mas ainda sou iniciante e posso estar avaliando errado. Seria isso?

Gostei de aprender a plotar diferentes gráficos, mas senti que a parte de análise não esclareceu muito essa influência de algum fator sobre a gorjeta.

Obrigado.

2 respostas

Rapaz, eu coloquei depois o banco de dados maior e os valores mudaram bastante. Talvez o exemplo do curso tenha sido mais para mostrar de forma didática como funcionam as coisas, mas com mais informações que as conclusões chegam. Testa com o tips_atualizado que ele coloca no final para ver se fica mais de boa!

Oi Pedro. Obrigado por ter me respondido.

Então, eu já havia colocado o tips_atualizado.csv para analisar e me surpreendi com alguns resultados (em dois testes de hipótese o p-value ficou abaixo do 0,05 e a hipótese nula foi rejeitada, algo que não havia acontecido com o arquivo tips.csv, com menos entradas).

No entanto, os testes foram em relação à distribuição do valor da conta, e não com relação à gorjeta. O único teste de hipótese diferente foi o da sobremesa, em que era verificado se a distribuição da taxa de gorjeta era igual entre os que pediram ou não pediram sobremesa (no caso do tips_atualizado, a hipótese nula, de que as distribuições eram iguais, foi rejeitada).

Por conta disso, a dúvida permaneceu se algum fator influenciou o valor da gorjeta.

O que eu consegui analisar foi que entre os que não pediram sobremesa havia uma curva crescente mais acentuada no gráfico gorjeta x valor da conta. Também acredito que a taxa de gorjeta se manteve numa certa constância quando comparada ao valor da conta (com uma leve queda conforme o valor da conta aumentava), mas que não foi influenciada por nenhum fator analisado.

Essa parte de análise me dá muita dificuldade de entender. Não sei o que analisar e qual conclusão tirar... :(

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software