Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Concluindo o primeiro módulo

Olá, galera!

Então, estou concluindo esse módulo e me sinto péssimo de não ter grandes dúvidas pois já perguntaram várias delas. No entanto, para não finalizar sem ter perguntado nadinha, eis minha questão: eu sei que MVC é um padrão amplamente utilizado, mas como não sou muito acostumado com JS eu gostaria de saber o quão comum (e viável) é o desenvolvimento por meio desse padrão no mundo front-end, e se a comunidade JS tem visto os novos recursos de OO com bons olhos.

No mais, excelente curso. Parabéns, Flavio!

4 respostas
solução!

Oi Paulo, o padrão MVC é tão viável que frameworks como Angular 1.X, Ember, Batman, Knockaout, Aurelia entre outros usam esse padrão.

No entanto, frameworks como React e Angular 2 usam uma abordagem um pouco diferente. Lá tudo é componente e essa abordagem tem ganhado mais força.

No caso do curso, quando mostrei a criar uma framework foi para ter algo que ensine várias coisas do JavaScript, divertido e que faça o aluno se sentir um cangaceiro, especial. E criar um framework, mesmo que pequeno como esse é um feito e tanto, ainda mais quando o aluno não ficou com dúvidas como você.

Tudo bem Paulo?

OBS: espero surpreendê-lo nos próximos!

Saquei! Realmente MVC permite construir o conhecimento de modo que a transição não é tão dolorosa, mas seria bem interessante uma abordagem voltada a componentes.

Confesso que o pouco que sei de js foi passado por uma pessoa que considero muito, e que é super fã de programação funcional, no entanto tem repulsa de OO (rs).

No mais, obrigado e até a próxima!

Pois é, mas JavaScript é uma linguagem poderosa porque tem os dois paradigmas: OO e funcional! Sendo assim, saber quando usar um ou outro na solução de problemas torna o programador e o código mais versáteis. Aliás, aprenderá isso ao longo do curso, transitar entre os dois paradigmas assim como no filme matrix, se é que deu para entender minha analogia. :)

Ah sim, compreendo. Como estou humildemente tentando entrar no desenvolvimento web, é bem assustador a quantidade de frameworks que são jogadas, mesmo quando existem tantas que desconheço e algumas que certos sites/pessoas já ditam como "depreciadas", como AngularJS 1. Eu honestamente nem sei como digerir todas essas posições acerca de cada framework, mas tenho bastante interesse em SPA's. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software